Exposição no Solar do Barão retrata a Festa do Divino

Publicada em 24/10/2013 às 18:50

Nesta sexta-feira (25), a partir das 19h, será aberta a exposição da artista jundiaiense Maria Lúcia Panizza, intitulada “Um desenho sobre a Festa do Divino”. São 45 obras de sua autoria, entre aquarelas, monotipias, desenhos e apresentações audiovisuais (fotos e vídeos) compostas por seu marido, José Pedro Panizza. A exposição segue até o dia 23 de novembro no Museu Histórico e Cultural de Jundiaí Solar do Barão.

Mais
Músico destaque de cordas dedilhadas antigas se apresenta em Jundiaí
Exposição reconta uma parte da história de Jundiaí

Cultura seleciona artistas para exposições

Durante a abertura, será realizado um sarau com a participação de coral, com Ana Geromel, e dos pianistas Ricardo Martinelli Panizza, Elisabete Pozzani, Teresinha Luci Humberto, Olga Tarla, Márcio Arruda e Ada Santoro Arruda.

“Há 3 anos pesquiso esta festa que ocorre anualmente em São Luiz do Paraitinga. Muitas das obras que serão apresentadas pela primeira vez em Jundiaí já foram expostas em mostras coletivas em diversos salões de São Paulo”, conta a artista.
Segundo ela, seu encantamento pela festa é a união da religião, folclore e da identidade brasileira, com bonecos gigantes, pau de sebo, dança de fitas, artesanato e outras.

Para compor a exposição, Maria Lúcia participou da festa em maio deste ano, quando seu marido pôde registrar em fotos e vídeos diversas cenas das festividades, dentre as celebrações, alegria, religiosidade e principalmente, a fé. Além da cangada, jongo, moçambique, a dança de São Gonçalo e a catira que animam os festejos.

O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações, telefone (11) 4521-6259.


Flávia Alves


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/24/exposicao-no-solar-do-barao-retrata-a-festa-do-divino/
Leia mais sobre