Outubro Rosa quer envolver milhares em Jundiaí
Publicada em 24/10/2013 às 18:04Com a previsão de elevar em 200% o número de exames de mamografia em relação ao mês de setembro, a campanha de prevenção do câncer de mama Outubro Rosa está alcançando grandes resultados no município. O destaque é o forte engajamento das unidades básicas e de saúde da família da Secretaria de Saúde.
Mais
Faculdade de Medicina realiza 1ª Jornada de Cardiologia
Nesta sexta-feira (25), uma das atividades é a “tarde de beleza” na UBS Jardim Guanabara, que vai contar com maquiagem e dicas do Instituto Avon.
No sábado (26) é a vez de um dia de funcionamento especial da unidade PSF Vila Ana, das 8h às 12h, também com maquiagem e atividades físicas ao lado da coleta de papanicolau e marcação de mamografias.
Na terça (29) e quarta-feira (30), a UBS Caxambu promove palestras em empresas do bairro com grande quantidade de mulheres, incluindo dicas também sobre a prevenção do câncer de mama para os homens. E de terça (29) até quinta-feira (31), a unidade PSF Rio Acima promove mutirão de agentes comunitários com moradores, sorteio de brindes e até algumas aulas de dança.
Também na quarta (30) o PSF Parque Centenário realiza orientações para moradores com estudantes da Faculdade de Medicina e brindes do Senac Jundiaí. E a quarta (30) tem ainda palestra na unidade básica Agapeama, que realiza na quinta (31) um “piquenique rosa” de encerramento das atividades.
Mar de rosas
Com 37 unidades nos bairros, a rede de atenção básica amplificou a mobilização, que teve o ponto alto com a “caminhada rosa” no Parque da Cidade: mais de 2 mil pessoas participaram da atividade.
Também realizaram eventos ao longo de outubro a UBS Retiro, a UBS Vila Comercial, a UBS Anhangabaú, a UBS Tulipas, a UBS Jardim Tarumã, a PSF Vila Marlene, a UBS Corrupira, a UBS Eloy Chaves, a UBS Ivoturucaia, a UBS Vila Hortolândia, a UBS Jundiaí Mirim, a UBS Vila Maringá, a UBS Central e a UBS Jardim Tamoio.
Apenas até o dia 15 de outubro já haviam sido marcadas 2.478 mamografias no mês, mais que o dobro de todo o mês de setembro que havia ficado em 1.569 exames. A recomendação é que o procedimento seja anual para mulheres a partir dos 40 anos de idade e não existe fila de espera em Jundiaí.
Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original