Educação divulga os vencedores da 9ª Olimpíada de Redação

Publicada em 26/10/2013 às 10:56

Em evento que reuniu público de mais de 3 mil pessoa no Parque da Uva, a Secretaria de Educação, por meio da Biblioteca Municipal Nelson Foot, anunciou, na noite desta sexta-feira(25), os 60 classificados da 9ª Olimpíada de Redação. Divididos em cinco categorias, os classificados em primeiro lugar são os seguintes: Pré-Mirim – Icaro Jacob Kozenevskas; Mirim – Davi Picarelli Perez da Silva; Infantil – Amanda Quintale Rosa; Juvenil – André Xavier Rodrigues; Adulto – Thaís Pacheco Delduco. Veja aqui a lista completa dos premiados.

Os premiados foram escolhidos entre 3.258 participantes de Jundiaí e região

Confira a relação completa dos premiados
Álbum de fotos da premiação

Os 60 premiados foram escolhidos entre 3.258 participantes de Jundiaí e região. Todos os classificados receberam diploma e premio em dinheiro que vai desde R$ 250,00 a R$ 2.440,81. O tema deste ano foi: É hora de celebrar a vida. ‘Mais do que máquinas, precisamos de humanidade'(Charles Chaplin).

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, que representou o prefeito Pedro Bigardi na premiação, agradeceu muito a participação dos professores e dos concorrentes. “A Olimpíada de Redação estimula as crianças e os adultos a colocarem no papel suas idéias e, gera competição saudável e todos aprendem”. Ele destacou também que “é assim que surgem professores e ecritores. Nosso objetivo é fomentar a leitura”. E, por conta desses objetivos o secretário Durval Orlato anunciou também que “para incentivar ainda mais a leitura será criado um centro de leitura e literatura no Parque da Cidade”.

O representante da Câmara Municipal, vereador Paulo Malerba, ressaltou que a Olimpíada de Redação é a forma da Biblioteca Municipal chegar até a população. “A Olimpíada é projeto que tem sido muito valorizado pela população”. Participaram também da premiação, a coordenadora da comissão julgadora, professora Mara Lígia Biancardi, Rita de Cássia Faria, representante da Diretoria Regional de Ensino da Região de Jundiaí e, a diretora-presidente do Jornal de Jundiaí, Suei Muzzaiel.

O pavilhão do Parque da Uva ficou lotado para a ocasião

Textos inéditos
A diretora de Fomento à Leitura e Literatura da Biblioteca Municipal, Leila Casote, destacou que este ano a Olimpíada de Redação recebeu inscrições apenas pela internet e que utilizou critérios do Enem e Saresp. “Nosso objetivo é buscar textos inéditos e de melhor qualidade”. Segundo ela, a comissão julgadora analisa no texto “a coesão, coerência e o português. Tudo de acordo com a faixa etária. É dessa forma que descobrimos novos talentos e promovemos a democratização do ensino”.

O show musical do evento ficou por conta de Sapiranga ConVida, na sua 3ª edição em parceria com a Biblioteca Pública, por meio das Secretarias Municipal de Cultura e Educação de Jundiaí. Nesta edição, Sapiranga cantou com Socorro Lira (premiada cantora e compositora paraibana – Prêmio TIM 2012) e Moreira de Acopiara (escritor e cordelista).

Rosana Pagano
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/26/educacao-divulga-os-vencedores-da-9a-olimpiada-de-redacao/