Saúde prepara campanha “Fique Sabendo”

Publicada em 29/10/2013 às 16:11

A Secretaria de Saúde realiza no fim de novembro, entre a segunda (25) e sábado (30), a campanha organizada pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e o Programa DST/AIDS para diagnóstico precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida, que garante melhor qualidade de vida aos brasileiros atingidos pela doença.

O evento vai estimular os testes rápidos anti-HIV no próprio CTA (Vianelo), na UBS Retiro e na UBS Central, envolvendo também ações em todas as 37 unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. As datas serão específicas para os testes rápidos. No CTA (rua Conde de Monsanto, 480, 1º andar, Vianelo) acontecerão de segunda (25) a sexta (29), das 8h às 16h. Na UBS Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) acontecem de segunda (25) a quarta (27), das 17h às 20h. E na UBS Central (rua Jorge Zolner, 193) serão realizados na quinta (28) e sexta (29), das 17h às 20h, e também no sábado (30), das 9h às 14h.

Atores de peça teatral que aborda o tema: diagnóstico precoce evita danos maiores

Atores de peça teatral que aborda o tema: diagnóstico precoce evita danos maiores

De acordo com a gerente do CTA, Maria de Lurdes Munhoz, os principais desafios para o enfrentamento da epidemia ainda são muitos, como atingir a diminuição de casos novos, alcançar níveis próximos a 0% de transmissão materno infantil e acessar as populações mais vulneráveis “sem promover discriminação e estigma”, diz.

Prevenção – O principal ponto é que o diagnóstico permite o tratamento e previne a manifestação da doença, sendo fundamental na ampliação de estratégias de acesso facilitado ao teste anti-HIV. Além disso, evita também a transmissão involuntária da mesma.

O diagnóstico tardio é responsável por oito óbitos por dia no Estado de São Paulo, percentual mais elevado do que em Jundiaí. De acordo com dados da coordenação estadual do setor, com base em números de 2011, a AIDS é a segunda causa de morte entre mulheres de 25 a 44 anos e a quarta entre homens da mesma faixa etária.

A Prefeitura de Jundiaí tem atuado em atividades preventivas com a presença da “barraca da camisinha” em diversos eventos públicos. O CTA também promove intervenções como da peça “Cobrindo a Megera, de Olho na Fera”, da Cia. Paulista de Artes, levada em 1º de setembro ao evento de aniversário do Programa Escola da Família, no Parque da Cidade. A data de referência do programa é 1º de Dezembro, que celebra o Dia Mundial de Combate à Aids.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/29/saude-prepara-campanha-fique-sabendo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original