Com o skate, Caverna faz de Jundiaí destaque

Publicada em 04/10/2013 às 14:27

Jundiaiense foi destaque na maior corrida do mundo

Jundiaiense foi destaque na maior corrida do mundo

O jundiaiense Wellington da Silva Agostinho, o Caverna, começa o dia com uma “rotina” um tanto agitada: ele sai de onde mora, no Largo São José, no Centro, e vem com o skate pela rua Marechal Deodoro da Fonseca. Com alguns impulsos, cruza a rua dos Bandeirantes até chegar nas proximidades do trabalho, no Paço Municipal, onde completa 20 anos de casa na próxima quarta-feira (9).

Especial Nicolino de Lucca/60anos
Helio Maffia lembra suas histórias

A história começou com Ponce de Leon

Articulado, Caverna explica que costuma fazer o percurso em 20 minutos, mas que já chegou a percorrê-lo em 11. “A pé eu levaria mais de 40 minutos para chegar ao Paço. De carro, demoraria de 20 a 25 minutos”, contabiliza.

“Uma vez, estava vindo trabalhar de skate e ouvi de alguém na rua um sonoro ‘vai trabalhar, cara’”, referindo-se ao preconceito que, ainda em 2013, assombra os praticantes da modalidade.

Empenhado em encarar e vencer trajetos com o skate (já fez Jundiaí-Jordanésia em 1h30), Caverna foi um dos destaques no Skate Run, corrida realizada dia 22 de setembro, em São Paulo. O evento atraiu mais de 4 mil skatistas.

“Foi a maior corrida de skate do mundo, envolvendo profissionais, amadores ou qualquer pessoa que quisesse participar. Tinha gente com mais de 70 anos andando de skate.” Na sua categoria, nascidos até 1971, Caverna faturou a disputa. Na classificação geral, cravou o 24º melhor tempo. Ele fez 8 quilômetros em 24 minutos e 21 segundos.

“Saímos do Pacaembu, passamos pelo Memorial da América Latina, atravessamos o Minhocão e retornamos para o Memorial”, comenta, desenhando com o dedo no ar. Nas horas em que está sem o skate, Caverna vira Wellington e assume a responsabilidade de auxiliar administrativo na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

Com 42 anos e pai de três filhos, vê o mais velho, Frederick, seguir as passadas. O garoto, orgulha-se Caverna, está classificado para disputar campeonatos em São Paulo, pela categoria amadora.

Caverna é uma referência no esporte

Caverna é uma referência no esporte

Em ação
Não é preciso muito tempo para perceber que Caverna é uma referência quando chega ao Complexo Esportivo José Brenna, o Sororoca, na avenida dos Ferroviários. Todos, de funcionários à garotada do skate, o cumprimentam, chamando-o pelo apelido que o torna conhecido no meio.

No local, a Secretaria Adjunta de Esportes mantém o que Caverna descreve como “mini Skate Park”, uma área especial onde a galera do skate pode praticar e aperfeiçoar a habilidade, nas mais de mil manobras possíveis sobre o shape.

O lugar está sempre movimentado e é referência para skatistas de toda a região e até de outros estados. Os administradores do espaço, Luciano Aparecido Portilho e Edemilson Luis Fonseca, o Boi, explicam que por ali passam mais de 250 jovens por fim de semana.

“No fim do mês, certamente mais de 1 mil pessoas usam a pista”, afirma Luciano. “Temos ainda 100 capacetes novinhos que oferecemos para quem não têm o acessório. Ninguém pode usar a pista sem os equipamentos mínimos de segurança”, garante Boi. O lugar recebe manutenção a cada 20 dias, como, por exemplo, um produto selador que é aplicado em sua extensão.

Boa notícia
Atualmente, um projeto da Secretaria Adjunta de Esportes quer descentralizar a prática do skate por meio da construção de novas pistas em outros bairros da cidade, atendendo um número ainda maior de praticantes.

“Queremos descentralizar a pista e sabemos da demanda dos skatistas. Serão construídas minipistas para iniciantes neste esporte em alguns bairros”, explicou o secretário Cristiano Lopes.

Thiago Secco
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/04/com-o-skate-caverna-faz-de-jundiai-destaque-nacional/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original