Com Paço iluminado, Outubro Rosa tem início

Publicada em 01/10/2013 às 20:08

Sob a luz rosa que vai iluminar o Paço Municipal até o dia 31, foi iniciado o Outubro Rosa, campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. O evento de abertura ocorreu na noite desta terça (1), na presença do prefeito Pedro Bigardi, da primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi, presidente do Fundo Social de Solidariedade, e do secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

Mais
Jundiaí ganha perfil completo em site da ONU

Evento no Paço Municipal, com o prefeito e primeira-dama, marcou abertura do Outubro Rosa

Evento no Paço Municipal, com o prefeito e primeira-dama, marcou abertura do Outubro Rosa

Além do Paço, o Teatro Polytheama, Câmara Municipal e Shopping Paineiras também estão com a iluminação especial. O prefeito Pedro Bigardi destacou que a campanha é internacional e lembrou a importância de as mulheres receberem orientação e cuidados. “Com a conscientização, melhoram os índices de saúde”.

Ele frisou ainda que o fato de espaços estarem iluminados com a luz rosa representa muito. “É algo que nos faz lembrar da causa e refletir. Neste Outubro Rosa, teremos ações concretas, campanhas educativas, mas também temos essa simbologia importante”.

Apoiadora da campanha, Margarete falou sobre a relevância de as mulheres fazerem exames periódicos e a mamografia. “O câncer de mama é uma doença que abala toda família. Por isso, mulheres, escolham um dia no ano como o seu ‘dia rosa’. Cuidem-se, pois essa doença é silenciosa e com a prevenção e tratamento é possível evitar a morte.”

O secretário de Saúde, Cláudio Miranda, lembrou que a fila de ultrassonografia de mama foi reduzida. Em janeiro de 2013, 359 mulheres aguardavam pelo exame. Em agosto, 33. Com relação à ultrassonografia transvaginal, o número caiu de 779 em janeiro para 56 em agosto. “Estamos nos esforçando para melhorar a saúde da mulher e conscientizá-las sobre a importância da prevenção”. Ele destacou que a Secretaria de Saúde está engajada em promover o Outubro Rosa.

Aldaíza Stela dos Reis, gerente do Ambulatório de Saúde da Mulher, frisou que para enfrentar o problema não se pode medir esforços. “Jogar luzes sobre o tema é colocá-lo em evidência”.

A assistente social do Ambulatório de Saúde da Mulher, Ana Paula de Oliveira, comentou ainda que toda mulher que deseja realizar a mamografia pode ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima. “Não é necessário passar por consulta. A própria enfermeira pode fazer o pedido do exame.” Em casos de diagnóstico positivo, a paciente é encaminhada ao ambulatório para tratamento. “A mamografia pode detectar tumores com menos de 1 centímetro, que não são constatados durante o autoexame.”

De acordo com ela, em 2012, foram 47 notificações de câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Jundiaí. Neste ano, até agosto, o número chegou a 55. “É importante que a doença seja detectada com rapidez. O diagnostico tardio traz à mulher um tratamento mais agressivo. Com tratamento, as chances de cura são de 95%.”

Paço Municipal recebeu iluminação rosa por conta do Outubro Rosa

Paço Municipal recebeu iluminação rosa por conta do Outubro Rosa

Mais ações
No dia 19 de outubro, às 8h30, ocorre a Caminhada Rosa contra o Câncer de Mama, no Parque da Cidade. A concentração Serpa na Praça do Sol. Cada participante (a partir de 14 anos) receberá uma camiseta e um boné. Mulheres com mais de 40 anos podem agendar a mamografia após a caminhada. Para facilitar, é importante ter o cadastro do SUS em mãos (cartão do posto de saúde).

Por Luana Dias
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/01/com-paco-iluminado-outubro-rosa-tem-inicio/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original