Guedes: um violonista na Biblioteca Municipal

Publicada em 01/10/2013 às 17:04

Ele tem 70 anos, é simpático, fala calmamente e com propriedade. É Antonio Guedes, o violonista que se apresentou na Biblioteca Municipal Nelson Foot, no fim de semana. Na oportunidade, ele lançou o CD “Guedes toca Tárrega”, que foi possível graças ao apoio do Prêmio Estímulo de Cultura – um edital da Secretaria de Cultura de Jundiaí.

Mais
Na Biblioteca, bebês aprendem a gostar de historinhas

Metalúrgico de 70 anos fabrica os próprios violões

Metalúrgico de 70 anos fabrica os próprios violões

O violonista Guedes tocou e encantou, apresentando músicas que são resultado de um trabalho de anos de dedicação ao violão clássico. Vendo o pai tocar cavaquinho e violão num grupo de choro, tomou gosto pela música e se tornou uma figura de destaque para o violão brasileiro e para a educação musical jundiaiense.

Metalúrgico aposentado, além de se dedicar à música ele também fabrica os próprios violões. “Já construi 20, cada um com características diferentes. Para cada um a madeira é escolhida, trabalhada, para oferecer o melhor resultado final”, conta o músico, orgulhoso.

Guedes, como é conhecido por todos os alunos, estudou com grandes nomes do violão erudito, como Isaías Sávio e Abel Carlevaro. Ensinou grandes nomes do violão da atualidade, como os consagrados Luis Carlos Mantovani e Fábio Zanon, além de outros nomes que despontam no cenário da música como Daniel Motta, André Priedols e Eder Francisco.

Guedes faz homenagem ao grande ídolo Francisco Tárrega

Guedes faz homenagem ao grande ídolo Francisco Tárrega

Dedicação
Ensinou também dezenas de anônimos que fazem da música um hobby ou profissão. Ele costuma dizer que: “Me dedica ao estudo do violão com a mesma presteza e excelência que acredito que devemos dedicar a tudo que nos propomos fazer. Meu ideal era me tornar professor de violão ao me aposentar. E eu conseguiu realizar isto”, completa

“Guedes toca Tárrega” é uma homenagem do violonista ao seu grande ídolo e inspirador de anos e anos de estudo. Francisco Tárrega foi um compositor espanhol, nascido em meados do século 19, e tornou-se uma das maiores influências não só na composição como na performance e no ensino do instrumento. É considerado o pai da escola moderna do violão.

Por Rosana Pagano
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/10/01/guedes-um-violonista-na-biblioteca-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original