Cães e gatos serão vacinados contra raiva no Jardim Caçula

Publicada em 04/11/2013 às 18:59

O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria de Saúde, realiza a partir desta terça-feira (5) a imunização contra a raiva de cães e gatos que ainda não receberam a vacina este ano na região do Jardim Caçula (entre a Colônia e o Jardim Tarumã).

Mais
Fundo Social de Solidariedade e Casa do Confeiteiro abrem inscrições para cursos

Vacinação envolve apenas uma região do Jardim Caçula: cães e gatos

Vacinação envolve apenas uma região do Jardim Caçula: cães e gatos

Os moradores do bairro devem aguardar a visita de um dos agentes de Zoonoses, divididos em sete equipes para a visita casa a casa. “Se a sua residência não for visitada é pelo motivo de estar fora do perímetro determinado”, esclarece o gerente do CCZ, Carlos Ozahata.

Na visita, os proprietários dos animais deve ter em mãos os comprovantes de vacinação antirrábica. Aqueles que ainda não foram vacinados neste ano deverão tomar a medida de forma obrigatória.

A ação é necessária, segundo Ozahata, por conta da localização de um morcego insetívoro naquela região que apresentou resultado positivo de raiva animal.

Ainda segundo o gerente de Zoonoses, a orientação em casos como este é de que a pessoa contate imediatamente o CCZ pelo telefone 4521-0660 para o recolhimento do exemplar. O manuseio não deve ser feito por leigos, nem mesmo se estes animais já estiverem mortos.

Os morcegos, que se alimentam de insetos ou frutos, são espécie protegidas por lei e não devem ser caçados ou mortos porque são importantes para a manutenção do equilíbrio ambiental com a polinização de flores e posterior dispersão de sementes e também no controle da população de insetos. A atenção deve ser voltada para os exemplares com comportamento anormal – caído no chão, voando durante o dia, pendurado em cortinas, janelas ou dentro de veículos, por exemplo.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: arquivo – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/04/caes-e-gatos-serao-vacinados-contra-raiva-no-jardim-cacula/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original