Fundo Social abre inscrições para oficinas de moda gratuitas

Publicada em 04/11/2013 às 19:28

O Fundo Social de Solidariedade (Funss) abre oportunidade para quem deseja dar os primeiros passos no universo da moda e da costura. Oficinas gratuitas de customização de peças, conserto de roupas e produção de bolsas serão realizadas nos meses de novembro e dezembro. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 8 (sexta-feira). Não é necessário ter experiência ou saber manusear máquina de costura para participar.

Mais
Funss e Casa do Confeiteiro abrem inscrições para cursos

Margarete e Ana: oficinas vão preparar alunos para o mercado

Margarete e Ana: oficinas vão preparar alunos para o mercado

Além de aulas na sede do Fundo Social, na Chácara Urbana, também haverá oficinas no Jardim Novo Horizonte, dentro do Centro Comunitário São Francisco de Assis (mantido pela Cáritas Diocesana). “Nossa ideia é, além de promover cursos na sede do Funss, levar essas aulas aos bairros. Com essa descentralização, que será ainda maior a partir de 2014, atingiremos um público mais amplo”, comenta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Margarete Geraldo Bigardi.

Ela frisa que o propósito do Fundo Social é capacitar a população para o mercado de trabalho. “Quero que as pessoas que passam pelo Fundo Social concorram às vagas de emprego de igual para igual com outros candidatos. Nossa intenção é prepará-los para conseguirem uma boa fonte de renda.”

De acordo com a professora das oficinas, Ana Luiza Nogueira Dias, este pode ser um importante passo para uma nova profissão na vida e entrada no mercado de trabalho. “Essas aulas são para que todos tenham uma visão inicial e possam já conseguir alguma fonte de renda em casa ou até mesmo em uma confecção.”

Margarete lembra que no próximo ano, o Fundo Social contará com cursos mais longos, também relacionados à moda.

Oficinas
As aulas no Fundo Social ocorrem de terça (conserto de roupas) e quinta-feira (bolsas). A turma da manhã tem oficina das 9h às 12h. Já o grupo da tarde participa das 13h às 16h. A capacitação começa na próxima terça-feira (12) e segue até o dia 10 de dezembro. As inscrições devem ser feitas na rua Capitão Cassiano Ricardo de Toledo, nº 92, Chácara Urbana. Os interessados devem levar documento de identidade e comprovante de endereço para preencher uma ficha. São dez vagas por turma.

Nas aulas produção de bolsa, entre os temas abordados estão: manejo da máquina de corte e costura; corte do tecido; moldes; matéria prima; operações de costura; gabaritos; qualidade de acabamento; sequência de montagem das peças. Já no curso de conserto de roupas, os alunos aprenderão como passar a linha nas máquinas; treino de diversas costuras, como retas, curvas, quinas e retrocessos; tipos de acabamento; aplicação de viés; tipos de barras; substituição de zíper; ajustes; e outros temas.

Novo Horizonte
No Centro Comunitário São Francisco de Assis, além da oficina de bolsas (às segundas e sextas-feiras), os alunos também receberão as aulas de customização de roupas (a partir de dezembro, sempre as segundas e sextas-feiras). Entre os temas, aplicação de renda, fita, termocolantes, tingimento, descoloração e pintura, modificação da modelagem cortando golas e mangas e aplicação de flores em tecido.

As inscrições podem ser feitas no próprio local, também até sexta-feira (11), que fica na rua Pastor Francesco Ciaranella, 10, Novo Horizonte. Os interessados devem levar documento de identidade e comprovante de endereço. As aulas começam no dia 11 e seguem até 13 de dezembro.

As aulas da turma da manhã ocorrem das 9h às 12h. Já o grupo da tarde participa das 13h às 16h. São dez vagas por turma.

Por Luana Dias
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/04/fundo-social-abre-inscricoes-para-oficinas-de-moda-gratuitas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original