Prefeitura é representada em evento da Cúria Diocesana

Publicada em 04/11/2013 às 17:19

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, participou na manhã desta segunda-feira (4) de evento realizado pela Cúria Diocesana de Jundiaí, por meio da Pastoral Fé e Política. Representantes dos poderes Executivo e Legislativo das cidades que compõem a Diocese de Jundiaí também fizeram parte do encontro. O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, também participou.

Durval Orlato e José Carlos Pires participaram do encontro

Durval Orlato e José Carlos Pires participaram do encontro

A Pastoral Fé e Política realiza encontros durante todo o ano, para discutir temas de interesse da sociedade em geral.

Dessa vez, o escolhido foi a redução ou não da maioridade penal. Como convidado especial, esteve presente o advogado Ariel de Castro Alves, do Conselho Nacional dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil.

A abertura foi feita pelo bispo Dom Vicente Costa, que explicou a importância de envolver a sociedade na discussão de temas que atingem a população de maneira mais direta. É a contribuição que a igreja católica dá para a construção de uma sociedade guiada pelo bem comum.

Para o vice-prefeito, a discussão é válida, embora o tema seja bastante complexo sob a ótica da igreja, do mundo jurídico e da sociedade de maneira geral. Segundo Orlato, é preciso garantir sempre que haja justiça e que as penas sejam aplicadas.

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, defendeu que a questão da violência deve ser trabalhada buscando o melhor convívio das famílias e criando oportunidades para os jovens. “É possível vislumbrar a queda da violência quando pensamos em oportunidades, quando pensamos em cultura, em educação”, disse.

Lei do aprendiz
Foi na mesma linha do secretário José Carlos Pires que o palestrante Ariel de Castro Alves defendeu o ponto de vista com relação ao combate à marginalidade na infância ou na juventude. Segundo ele, a grande dificuldade que os jovens em situação de risco enfrentam hoje está na educação. Ele citou a lei do aprendiz como ponto fundamental para afastar o menor da convivência com a criminalidade.

Ariel destacou que programas para capacitação de jovens devem ser sempre implementados pelos governos. “Por mais que seja tratado de forma polemizada, o Bolsa Família ainda é necessário e outros programas que visem à formação devem ser fortalecidos”, disse.

Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/04/prefeitura-e-representada-em-evento-da-curia-diocesana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original