Ortopedia lidera atendimentos no São Vicente em outubro

Publicada em 05/11/2013 às 18:57

O monitoramento online de outubro do Hospital São Vicente de Paulo, analisado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (5), aponta uma forte presença da ortopedia, em sentido amplo, nas demandas do complexo hospitalar que é referência regional para alta complexidade e casos de urgência e emergência.

Mais
UBS Corrupira testa programa Saúde na Escola em Jundiaí

As chamadas doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo classificadas no Cadastro Internacional de Doenças (CID) representaram em outubro 1.477 (18%) dos 8.211 atendimentos selecionados do Pronto Socorro Adulto (PSA) e do Pronto Atendimento (PA).

Cláudio Miranda: plano em andamento de melhorar área de ortopedia

Cláudio Miranda: plano em andamento de melhorar área de ortopedia

Como apenas o Pronto Socorro Ortopédico (PSO) teve outros 3,8 mil atendimentos, o número final é de aproximadamente 5,2 mil casos, ou 30% do total de 17 mil atendimentos do complexo em outubro.

“Esses números reforçam os planos de uma contratação temporária de serviços terceirizados para ampliar a capacidade de atendimento na ortopedia, assim como na neurologia”, comenta o secretário de Saúde, Cláudio Miranda.

O estudo em andamento com o superintendente do hospital, o médico Américo Lega, envolve a ampliação do serviço dentro da área do próprio complexo.

No setor de atendimento clínico à ortopedia, com 977 casos, foi liderada por consultas de ortopedia geral com pequenas cirurgias (170), tornozelo, perna e pé (133), quadril e fêmur (132), próteses totais de quadril (118), ortopedia infantil (94), ortopedia geral (72), ombro (57), mão (56), joelho (46), fixador externo (41), coluna (33) e braço e antebraço (25). No total, o setor teve 3.786 atendimentos de ortopedia e traumatologia, que inclui também a enfermagem e os procedimentos cirúrgicos.

Mas as internações diminuíram em relação aos meses de agosto e setembro. Foram 753 casos, apesar das cirurgias do PSA terem atingido o número de 2.191 na cirurgia geral e mais cabeça e pescoço (2), neurocirurgia (1) e cirurgia torácica (1).

As internações curtas, nos leitos de curta duração criados com o PA Central 24 Horas em março deste ano, não integram o cálculo.

Aparelho digestivo
A análise parcial dos números de outubro também aponta uma preocupação com o número de doenças do aparelho digestivo, que causaram 1.4 mil atendimentos entre os 8,2 mil casos analisados. Entre as 753 internações do mês as doenças do aparelho digestivo também tiveram um número representativo (81), ficando atrás apenas de doenças cardiovasculares (122) nas causas identificadas no momento de registro de entrada.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/05/ortopedia-lidera-atendimentos-no-sao-vicente-em-outubro/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original