UBS Corrupira testa programa Saúde na Escola em Jundiaí

Publicada em 05/11/2013 às 18:50

Com profissionais da UBS (unidade básica de saúde) Corrupira e estagiários da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), os 167 alunos da escola municipal Emeb Américo Mendes serão a partir desta quarta-feira (6) os primeiros beneficiários da chegada à cidade do Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira fase do projeto, na zona Norte, deve envolver ainda outras duas unidades da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com escolas da rede municipal.

Mais
Prefeitura dará uniformes para 26 mil crianças

A UBS Corrupira realiza o teste do projeto para crianças escolares: implantação gradativa

A UBS Corrupira realiza o teste do projeto para crianças escolares: implantação gradativa

“É um projeto-piloto para testarmos essa proposta, tanto na unidade de saúde quanto na escola de pequeno porte. O objetivo é ajustar as demandas desse tipo de trabalho”, afirmou o secretário Cláudio Miranda, da Saúde.

O evento visa a turma do período da manhã e começa às 9h. Na quinta-feira (7), o mesmo procedimento será feito com os alunos do período da tarde. Nos dias 13 e 25, respectivamente, as atividades serão de orientação sobre esses mesmos hábitos. O primeiro contato de avaliação ocorreu dia 30 de outubro.

“As primeiras ações envolvem uma avaliação antropométrica (como altura e peso) e um questionário sobre hábitos alimentares e recreativos”, explica a gerente da UBS Corrupira, Carolina Azevedo. O monitoramento do calendário vacinal dos estudantes de 6 a 10 anos de idade também faz parte dos primeiros esforços.

Depois das avaliações iniciais, o Programa Saúde na Escola vai ter continuidade neste ano e em 2014 com intervenções relacionadas às disciplinas curriculares das próprias escolas – como os testes de acuidade visual, avaliações de saúde bucal, questões de saúde reprodutiva e mesmo apoio para a saúde mental e cultura para a paz.

Além da equipe da unidade com agentes comunitários, equipe de enfermagem e médico pediatra, o projeto aproveita a presença na UBS Corrupira de estagiários da Faculdade de Medicina de Jundiaí (que conta pontos na área de saúde preventiva) e também apoio de estagiários de nutrição.

Metas
Embora existente desde 2007, o programa conjunto do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação teve apenas neste ano a adesão de Jundiaí. De acordo com o secretário Cláudio Miranda, da Saúde, o formato do programa está alinhado com as metas do governo Pedro Bigardi para a ampliação de atividades da Estratégia de Saúde da Família no município.

A iniciativa, que tem apoio da Secretaria Municipal de Educação, já tem planos de ser expandida na zona Norte para ações cooperativas envolvendo a UBS Morada das Vinhas e a USF Parque Centenário. A médica Maria Aparecida Ribeiro da Costa, da coordenação em atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, confirma que os preparativos estão em andamento. A EMEB Américo Mendes, onde ocorre o projeto-piloto na região dos bairros Corrupira e dos Fernandes, tem como diretora atual Rosa Cristina Gonçalves Solsi.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/05/ubs-corrupira-testa-programa-saude-na-escola-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original