Virada Negra reconta presença afro na cultura

Publicada em 05/11/2013 às 16:32

A comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra vai criar um novo marco na valorização da cultura negra na história do País e, especialmente, em Jundiaí. A Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Ceppir), criada pelo prefeito Pedro Bigardi no início do ano, inicia as celebrações dia 19 de novembro, às 18h30, e termina dia 20 de novembro, às 22h. O evento recebeu o sugestivo nome de “Virada Negra!”

Mais
Capoeira Idalina comemora prêmio com sarau

Vanderlei Victorino: “Plano de trabalho deste novo governo”

Vanderlei Victorino: “Plano de trabalho deste novo governo”

A proposta é recontar essa história de maneira muito atrativa e saborosa, já que uma das atividades programadas é a praça de alimentação com culinária típica africana e afro-brasileira. “A data propõe um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional”, explicou Vanderlei Victorino, responsável pela Ceppir.

De acordo com Valéria Fonseca, da Assessoria de Projetos da CEPPIR, a iniciativa visa oferecer aos jundiaienses uma interação com as diversas formas de expressão da cultura negra. “Isso será feito por intermédio dos temas propostos nas apresentações artísticas que serão realizadas durante a Virada”, comentou.

Para o titular da Ceppir, passos importantes estão sendo dados na questão da igualdade racial em Jundiaí e isso se deve ao pioneirismo da atual administração municipal – que criou uma coordenadoria para tratar exclusivamente desse tema no âmbito do poder público.

Virada Negra
A abertura, dia 19, será durante a sessão ordinária da Câmara Municipal. A pauta do dia terá uma menção especial à data. Ainda no dia 19, às 19h30, haverá uma missa afro na Catedral Nossa Senhora do Desterro, seguida por um ‘desfile’ das escolas de samba em direção ao Clube 28 de Setembro.

No Clube 28, também será aberta dia 19, às 23h, a Mostra de Cinema Negro, que terá exibições durante três dias (19, 21 e 22 de novembro). Os filmes são produções que tratam, parcial ou integralmente, o tema. A curadoria é de Rodrigo Tangerino.

Dando sequência à programação, dia 20, às 8h, haverá um culto ecumênico na Câmara Municipal. Em seguida, é a vez da Marcha da Consciência Negra. Um pouco mais tarde, às 12h, será aberta a Praça de Alimentação com culinária típica africana e afro-brasileira, em frente ao Fórum de Jundiaí.

Como é feriado, o jundiaiense poderá aproveitar e visitar o local com toda a família, já que, para a praça, serão levadas atrações especiais, como apresentação de capoeira, aulão-apresentação de tambores africanos, além de um show de maracatu com o grupo Tambores de Inkice.

Encerrando a programação, no dia 20, a partir das 16h, uma maratona de atrações no Polytheama, com apresentação das escolas de samba e show do músico e cantor jundiaiense Big Chico.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a comunidade negra de Jundiaí é de 84 mil pessoas, o que equivale a pouco mais de 20% do total – estimado em 370 mil habitantes.

Alcir de Oliveira
Foto: Fotógrafos da PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/05/virada-negra-reconta-presenca-afro-na-cultura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original