Orquestra Municipal surpreende estudantes

Publicada em 07/11/2013 às 14:30

Mais de 400 jovens estudantes, entre o 6º e o 9º ano, e do ensino médio da Escola Estadual Dr. Antenor Soares Gandra tiveram uma surpresa na tarde de quarta-feira (6), com a apresentação da Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ) pela primeira vez no pátio da escola.

Mais
Peça dirigida por Caco Ciocler é atração no sábado

Com diversidade, Cultura realiza Mês da Música
Especial: A memória de Jundiaí em um click

Apresentação nas escolas é algo inédito em Jundiaí

Apresentação nas escolas é algo inédito em Jundiaí

“É muito gratificante estar perto da juventude. Alguns recebem a música e todo o sentimento com mais facilidade, já outros precisam ser conquistados. As escolas devem incentivar a cultura, por meio da música. Trabalho com jovens e sei que com eles é preciso ter confiança e respeito”, afirma Claudia Feres, maestrina da OMJ.

Gabriel Dias, 12 anos, teve a oportunidade de reger os músicos. “Nunca tinha tido esta experiência. Achei muito interessante porque também gosto de bateria, mas preciso voltar à escola de música.”

Os jovens André Silva de Godoi, 14 anos, e Jaqueline Poliana, de 13, gostaram tanto da apresentação que quiseram saber mais detalhes sobre a orquestra e as próximas apresentações.

“Quando digo que gosto de música clássica meus amigos acham bem estranho. Toco percussão e quero seguir carreira na profissão de músico.” Jaqueline toca violão e também tem preferência para música instrumental. “Quero fazer faculdade de música.”

Claudia explicou que os pais devem estimular os filhos. “É possível encontrar cursos gratuitos de música. As crianças precisam ter oportunidades para conhecer diferentes estilos musicais, importante para a vida e para a formação cultural do cidadão.”

Próximas apresentações
A Orquestra Municipal de Jundiaí segue com os concertos didáticos. Na quinta-feira (7), às 16h, será a vez dos alunos da Escola Estadual Coronel Siqueira de Moraes e, nesta sexta-feira (8), às 14h40 e 16h, na escola Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto.

No Polytheama, com concertos gratuitos, a OMJ se apresenta dia 22 de novembro, às 20h, com a Homenagem a Benjamin Britten, com a convidada soprano Carol de Comi. No dia 13 de dezembro, volta ao palco com “A orquestra visita o rock e o rock visita a orquestra”, do guitarrista Paulo Calligopoulos. Finalizando o programa de 2013, o grupo faz a apresentação de Natal no Paço Municipal, dia 20 de dezembro, às 16h.

Gabriel Dias teve a oportunidade de reger a Orquestra

Gabriel Dias teve a oportunidade de reger a Orquestra

Flávia Alves
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/07/orquestra-municipal-surpreende-estudantes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original