Saúde inicia ações do Dia Mundial do Diabetes
Publicada em 08/11/2013 às 15:36Um café da manhã realizado na UBS da Vila Comercial abriu, nesta sexta-feira (8), a mobilização da Secretaria de Saúde em torno do Dia Mundial do Diabetes. Com diversas atividades confirmadas nos bairros, o evento vai ter o ponto alto nas diversas atividades programadas para o feriado da próxima sexta-feira (15), no Parque da Cidade.
Mais
‘Fique Sabendo’ dá oportunidade para 1º teste de Aids
“Em nosso evento, que abriu essa programação, tivemos 60 adultos que lotaram a unidade e que chamamos ironicamente de uma ‘doce manhã’ com diabéticos”, afirmou Gabriela Bortotto, gerente da UBS Comercial.
Os participantes compareceram em jejum às 8h para fazer o teste de glicemia capilar. Depois tiveram um café da manhã saudável. Também houve o depoimento de um paciente que perdeu peso e controlou a doença sem tomar insulina, e palestras da médica Ângela Molina Moraes Costa e da nutricionista Camila (da equipe regional do novo Núcleo de Apoio da Saúde da Família, o NASF). E uma podóloga falou sobre os cuidados com os pés.
Na segunda-feira (11), as atividades continuam. Na UBS Vila Rami, durante toda semana, das 8h às 17h, a novidade é um concurso de receitas saudáveis que, entre outras coisas, eliminem o uso do açúcar. Na UBS Vila Rui Barbosa, um evento será realizado às 8h e às 14h para estimular os moradores a fazer testes de glicemia capilar. Na UBS Novo Horizonte também serão iniciadas atividades para toda a semana e na unidade de saúde da família (USF) Parque Centenário acontece uma roda de conversa com médico e dentista às 8h e às 14h.
Na terça-feira (12) é a vez das unidades de saúde UBS Morada das Vinhas e UBS Jundiaí-Mirim realizarem um esforço concentrado de orientação sobre pés, nutrição e saúde bucal no tema do diabetes. Na quarta-feira (13) as orientações, seguidas de café da manhã, acontecem nas unidades UBS Vila Maringá e UBS Vila Rui Barbosa.
“Teremos atividades desde segunda-feira, inclusive exposição de ervas aromáticas para alimentação saudável na terça, antes do dia do café”, detalha a gerente da UBS Rui Barbosa, Cristiane Franco. Também na quarta (13), na UBS Central, acontece uma palestra sobre nutrição saudável a partir das 10h. Nos demais dias, testes de glicemia (dextro) abertos ao público com orientações.
E na quinta-feira (14) acontecem esforços de testes de glicemia capital nas unidades UBS Morada das Vinhas, UBS Vila Aparecida, UBS Vila Hortolândia e UBS Vila Ana. Em algumas com propostas diferentes como a caminhada prevista pela UBS Ivoturucaia e as atividades no salão paroquial marcadas pela UBS Jardim Tulipas.“De alguma maneira, todas as unidades estarão envolvidas. Em nosso caso, manteremos o esforço permanente de acolhimento, testes de glicemia capilar e orientação”, explica Ângela Vilela, gerente da UBS Pitangueiras.
Outras unidades mobilizam os moradores para eventos posteriores à data, como a UBS Fazenda Grande que programou uma caminhada pelo Parque Botânico Eloy Chaves para o dia 28 de novembro. Os demais pontos da rede de 37 unidades básicas e de saúde da família da Secretaria de Saúde também estarão criando eventos ao longo da semana.
Diabetes infantil
A mobilização é importante porque o Programa de Prevenção de Diabetes estima que 30 mil pacientes estejam em tratamento no município e outro número semelhante ainda esteja com pessoas que não fizeram o diagnóstico. A maioria é Diabetes Tipo 2 (que envolve geralmente adultos), mas uma taxa média de 5% atinge crianças.
“Temos 120 delas em tratamento no Núcleo Integrado de Saúde (NIS) e serão o alvo principal do evento no Parque da Cidade”, explica a coordenadora Nilce Botto Dompieri Folena.
O evento do feriado de sexta-feira (15) vai acontecer das 9h às 12h com participação da Secretaria de Educação, que cedeu ônibus para o grupo, e da Secretaria de Esportes, que teve bicicletas cedidas pelo Programa de Atividades Motoras Adaptadas (Peama) e mais jogos como dama e boca de palhaço. A parceria de organização do evento é com o Instituto da Criança e Adolescente com Diabetes (ICAD).
O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 160 países, sendo focado nas orientações sobre autocuidado.
Um dos pontos da humanização do sistema citados pelo secretário de Saúde, Cláudio Miranda, é a entrega agendada de medicamentos ou insulina usado pela Farmácia Central e também pelas unidades de saúde (que até mesmo telefonam quando os pacientes faltam ao compromisso para verificar se houve problemas de saúde). A cidade também está relacionada ao tema pela participação da Faculdade de Medicina de Jundiaí em pesquisas ligadas ao desenvolvimento de vacina para a doença.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Divulgação
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original