Prefeitura de Jundiaí prestigia comemoração do Legislativo

Publicada em 19/11/2013 às 16:43

Os Correios lançaram, na noite de segunda-feira (18) um carimbo postal e selo personalizado em comemoração aos 65 anos da Câmara Municipal de Jundiaí. A solenidade foi realizada no Anexo da Câmara “Prof. Francisco Poço” e contou com a participação do secretário da Casa Civil, José Carlos Pires.

Mais
Dia da Bandeira tem solenidade no Paço Municipal

José Carlos Pires participa da solenidade de lançamento do selo da Câmara

José Carlos Pires participa da solenidade de lançamento do selo da Câmara

Embora tenha sido instituída em 1656 como uma das primeiras do País, a Câmara de Jundiaí, como muitas outras, passou por períodos de mudanças, ditaduras e fechamentos. Somente em 1948 começou uma nova fase de democracia e funcionamento ininterrupto até hoje. Por isso os 65 anos são lembrados pelos Correios nessa edição especial com selo e carimbo comemorativos que estarão disponíveis até 17 de dezembro.

“É muito importante comemorar os 65 anos da Câmara Municipal porque não há democracia sem o Legislativo. A Câmara é a relação mais direta com o cidadão e a sociedade”, afirma o secretário José Carlos Pires.

Para César Tadeu Menezes Reis, gerente da região de vendas de Sorocaba dos Correios, é uma honra poder participar das comemorações do aniversário da instituição. “É a segunda vez que participamos de um evento na Câmara, estivemos presentes em 1998 quando comemoramos o cinquentenário da primeira legislatura”, diz.

O presidente da Câmara, Gerson Sartori diz ter ficado muito honrado. “Tivemos alguns pedidos que conseguimos implantar como a sessão noturna e a tribuna livre, sem deixar de atender a comunidade, criar projetos e principalmente não deixa de fazer o papel de fiscalizar”, diz. “A Câmara de Jundiaí mostra sua independência e autonomia”.

Participaram da solenidade ainda o presidente do Clube Filatélico de Jundiaí, Paulo Roberto de Moraes, o secretário de Esportes, Cristiano Lopes, o comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, o presidente da DAE, Jamil Yatim, e o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel Eduardo Luiz Carbonari.

Selo e carimbo em homenagem aos 65 anos de legislatura da Câmara

Selo e carimbo em homenagem aos 65 anos de legislatura da Câmara


Características

O carimbo apresenta ao centro, desenho do prédio da Câmara Municipal acompanhado pelos dizeres: 65 anos, 1948 – 2013. Na parte inferior: Câmara Municipal de Jundiaí – Correios – Jundiaí – SP e as datas 18/11 a 17/12/2013, em alusão ao período de utilização do carimbo na agência desta cidade.

Os colecionadores e interessados em montar as peças filatélicas com o uso desse carimbo poderão solicitá-lo na agência de correio da cidade até o dia 17 de dezembro. Após essa data, o carimbo será encaminhado ao Museu Postal e Telegráfico dos Correios, em Brasília (DF).

O selo personalizado é uma peça filatélica produzida pelos Correios, com o qual as pessoas interessadas, físicas ou jurídicas, têm a oportunidade de personalizar suas correspondências, tornando-as um veículo difusor de suas imagens, mensagens e marcas representativas.

A peça que registra os 65 anos da Câmara Municipal de Jundiaí é composta por duas partes: na primeira, apresenta a bandeira nacional tremulando ao vento sobreposta pela moldura do mapa do Brasil preenchido pelas flores do ipê amarelo – árvore símbolo nacional.

Na segunda parte, a peça apresenta uma foto da Câmara Municipal, acompanhada na parte superior pelos dizeres Câmara Municipal de Jundiaí, 1948 – 2013 e na parte inferior do selo, 65 anos.

Foram produzidos 1356 selos personalizados, que serão utilizados pela Câmara Municipal de Jundiaí.

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/19/prefeitura-de-jundiai-prestigia-comemoracao-do-legislativo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original