Dia da Bandeira tem solenidade no Paço Municipal

Publicada em 19/11/2013 às 15:55

Em comemoração ao Dia da Bandeira, ocorreu nesta terça-feira (19) a solenidade do hasteamento da bandeira do Brasil e da incineração das inservíveis, no Paço Municipal.

Mais
Solenidade de Juramento à Bandeira reúne quase mil pessoas

Incineração das bandeiras inservíveis simboliza data

Incineração das bandeiras inservíveis simboliza data

O evento realizado pelo 12º Grupo de Artilharia de Campanha de Jundiaí (GAC), junto com a Prefeitura, traz à sociedade civil a apresentação de um rito tradicional feito pelo quartel.

“Este é um ato formal das Forças Armadas que mostra o amor à pátria e o apego à bandeira. As inservíveis são incineradas para que não percam o valor e não sejam utilizadas de alguma outra forma”, afirma o tenente-coronel Luciano Antonio Sibinel, comandante do 12º GAC.

José Carlos Pires e coronel Sibinel encerram solenidade com hasteamento

José Carlos Pires e coronel Sibinel encerram solenidade com hasteamento

O secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, destaca a importância de comemorar a data. “A bandeira representa a firmação da democracia e da igualdade, o que buscamos diariamente em nossa sociedade”.

Ao meio-dia, horário seguido diariamente pelas Forças Armadas, houve o hasteamento das bandeiras. O comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, e o presidente da Câmara Municipal, Gerson Satori, hastearam a bandeira de Jundiaí.

O comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), tenente-coronel Aloysio Alberto de Queiroz Junior, e o coronel Minoro, comandante do 19º Grupamento de Bombeiros, hastearam a de São Paulo. Por fim, o tenente-coronel Sibinel e José Carlos Pires hastearam a bandeira do Brasil.

A bandeira nacional
Apresentada ao povo brasileiro em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, ela marcou uma nova fase para o País. O modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, ambos com influência política e religiosa neste início da República. O desenho é de Décio Vilares.

Cada cor tem um significado: o verde simboliza as matas brasileiras, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, o branco a paz e as estrelas representam os Estados do País. A inscrição “Ordem e Progresso” no centro representa a realização dos ideais republicanos.

Por Luiza Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/19/dia-da-bandeira-tem-solenidade-no-paco-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original