Ginástica de Trampolim movimenta a Vila Hortolândia
Publicada em 25/11/2013 às 18:30O centro esportivo Aramis Polli, na Vila Hortolândia, é a casa da ginástica de trampolim, modalidade oferecida pela Secretaria de Esportes de Jundiaí. No local, 130 crianças de 4 a 17 anos praticam o esporte sob o comando do professor Joanésio de Souza Santos, o Xavier, que há 9 anos dá aula no local e há 24 anos trabalha com a modalidade.
“A ginástica de trampolim é um esporte muito democrático, porque o gordinho, o magrinho, o altinho ou baixinho podem praticar. E nesta região vem ajudando muito as crianças. São pessoas muito carentes que encontram no esporte uma oportunidade de mudar a vida”, disse Xavier.
“Quando comecei a trabalhar aqui, a área era de risco. Com o esporte, conseguimos melhorar alguns índices, como diminuir a evasão escolar. Embora nosso foco seja a iniciação, o atleta só vai para a competição se frequentar a escola. A autoestima deles também aumentou”.
As aulas no Aramis Polli ocorrem de segunda a quinta-feira de manhã e à tarde. As inscrições para 2014 já estão abertas. Quem quiser participar, basta ir até o local ou ligar no 4815-1448. A ginástica de trampolim engloba quatro aparelhos: trampolim acrobático, duplo mini, mini trump e tumbling.
O trabalho de Xavier já rende frutos. No último Campeonato Paulista, disputado em Indaiatuba, os alunos do Aramis Polli foram campeões em quatro categorias, por equipes e individual.
Mateus Peixoto, 14 anos, levou três títulos paulistas, no duplo mini, no mini trump e na cama elástica no Estadual. Ele pratica a modalidade há cinco anos.
“Minha irmã vinha fazer e me chamava, mas tinha preconceito e falava que ginástica era coisa de menina. Um dia a acompanhei, o professor me convidou para dar um salto e não parei mais. Foi a melhor coisa que fiz na minha vida. O esporte me ajudou muito. Era desobediente, agora tenho disciplina”, explicou.
Maria Simon Vicente, de 10 anos, conquistou dois títulos no paulista – duplo. “É muito legal este esporte e a oportunidade que dá para gente do bairro”, afirmou.
Por Fábio Frattini Manzini
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
02/01/2026
Treinador do Time Jundiaí é um dos 24 brasileiros aprovados em curso internacional da ‘World Athletics’ -
02/01/2026
Jundiaienses podem praticar atividade física nos centros esportivos e parques públicos neste início de ano -
22/12/2025
Prefeitura de Jundiaí homenageia atletas em cerimônia do ‘Prêmio Atleta do Ano 2025’ -
22/12/2025
Reformas nos centros esportivos, Plano Municipal do Esporte e PEAMA permanente marcam avanços da Secretaria de Esporte e Lazer em 2025
Baixe as fotos desta notícia na resolução original

