Sua imagem vai contar a história da Festa da Uva

Publicada em 29/11/2013 às 18:45

Quando o advogado e professor Maurício Ferreira, de 51 anos, diz que nasceu dentro do Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva, ele não se vale de força de expressão. O ano era 1962. À época, conta, havia várias “casinhas” dentro do parque, construídas exclusivamente para funcionários da Prefeitura de Jundiaí. “Eu nasci em casa mesmo, com ajuda de parteira. Era até comum essa prática. Quando nasci, o Parque da Uva já tinha 9 anos da sua inauguração. Era só pular o muro e eu estava lá ou no Bolão. Sabe o que isso significa para uma criança? Tenho lembranças inesquecíveis de lá.”

MAIS
Fotos históricas da Festa da Uva

A Jundiaí que ficou no tempo

Parceria entre Maurício Ferreira e a Prefeitura vai disponibilizar fotos antigas da cidade

Parceria entre Maurício Ferreira e a Prefeitura vai disponibilizar fotos antigas da cidade

Hoje, Maurício divide seu tempo entre a docência, o direito e o Sebo Jundiaí, um sonho antigo, que funciona há 9 anos na avenida Dr. Torres Neves, no Centro.

Entre milhares de cds, livros e revistas, Maurício guarda um pequeno tesouro: são aproximadamente 7 mil fotografias que contam um pouco da história de uma Jundiaí que não existe mais, salvo na retina dos mais velhos e imortalizada nos retratos do pesquisador.

No meio de tantas imagens, fica fácil perceber que a maioria delas ajuda a clarear os primórdios da Festa da Uva, que completa, em 2014, 80 anos de existência. Assim como Maurício, a Prefeitura de Jundiaí, por meio das Secretarias de Agricultura e Comunicação Social, em parceria com o Sebo Jundiaí, quer reunir fotos históricas do local, para divulgação neste portal e nas mídias sociais. O objetivo é resgatar um pouco da história e da conexão que o Parque exerce no jundiaiense.

Para participar é fácil: envie sua foto em arquivo para fotosfestadauva@jundiai.sp.gov.br. Se a imagem não estiver digitalizada, basta procurar a Secretaria de Comunicação, no 7º andar do Paço Municipal, onde o documento será digitalizado e devolvido na mesma hora. Todas as fotos divulgadas receberão os devidos créditos de seus proprietários. Participe. Mais informações (11) 4589 8451.

Paixão começou na infância
“Tudo começou quando eu tinha apenas 7 anos. Comecei a reunir as fotos da minha família e, por meio delas, fui conhecendo um pouco mais sobre a imigração italiana. Descobri que meu avô chegou em Jundiaí em 1889. Cada imagem guardava uma curiosidade, e meu avô paterno, José Ferreira, era um grande contador de histórias. Foi a química perfeita”, lembra Maurício.

Com o poder da internet e, mais especificamente, do Facebook, uma parte desse material começou a ser postado na rede. Uma das páginas administradas pelo professor já tem quase 5 mil seguidores. Mas não fica nisso. “Quando publiquei a foto de um brinquedo que tinha no Parque da Uva, ela foi vista por mais de 120 mil pessoas em uma semana”, garante. A atração era um girador que se brincava de pé mesmo; um brinquedo itinerante, que passou por lá nos idos dos anos de 1960.

Não demorou e Maurício começou a receber material fotográfico de outras famílias, aumentando ainda mais o acervo. “Todas as imagens que estão no Facebook são de domínio público, qualquer pessoa pode usá-las para pesquisa, estudo, enfim. Faço esse trabalho com o objetivo de despertar no jundiaiense o amor pela cidade e por sua gente.”

Casado e pai de dois filhos, ele – assim como as fotos que reúne – também coleciona histórias. Perdeu as contas de quantos shows viu na concha acústica, dentro do Parque. De Roberto Carlos a Legião Urbana, passando por Tião Carreiro e Pardinho, Elis Regina e Jair Rodrigues. O “quintal” de sua casa havia crescido para além-parque, ganhado fama; transformou-se num dos mais importantes pontos de encontro da região. “Ainda me lembro de quando me mudei de lá, aos 11 anos. Foi um baque. Saía do meu novo endereço, na Vila Liberdade, e ia até o Parque da Uva para brincar.” Tempos do girador itinerante.

A saudosa concha acústica do Parque da Uva

A saudosa concha acústica do Parque da Uva

Festa da Uva
Com sua primeira edição realizada no ano de 1934, a Festa foi celebrada por duas décadas na rua Barão de Jundiaí, nas imediações do Centro das Artes. Ao acolher o evento, o Parque Comendador Antônio Carbonari incorporou seu nome, que caiu no gosto popular. A tradicional Festa da Uva está entre as mais antigas festas populares do interior de São Paulo.

Em 2013 foi remodelada para ser um evento familiar, não tendo mais como principal atração os shows de grandes artistas, mas, sim, resgatando seu modelo original, na qual a entrada é gratuita e a participação dos agricultores é efetiva, privilegiando atrações culturais da cidade e de toda a região.

Thiago Secco
Foto: Alessandro Rosman / Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/29/imagens-contam-a-historia-da-festa-da-uva/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original