Avança a parceria entre Jundiaí e Alemanha
Publicada em 09/11/2013 às 17:34O prefeito Pedro Bigardi foi convidado pelo governo da Alemanha para conhecer toda a estrutura e tecnologia daquele país destinadas ao tratamento dos resíduos sólidos. O convite foi feito pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e da GIZ – agência alemã para cooperação internacional.
Mais
Prefeitura inicia obras do CEU das Artes no Vista Alegre
A visita proposta pelos alemães, que ocorre entre os dias 17 e 22 de novembro, terá representantes dos governos estadual e federal, agências reguladoras e apenas duas prefeituras do Brasil todo: São Paulo e Jundiaí. Cidades como Hannover, Bonn e Braunschweig fazem parte do roteiro definido pelos anfitriões da visita técnica.
“Estamos com muita vontade de fazer este avanço e colocar Jundiaí num patamar de desenvolvimento cada vez melhor”, destacou o prefeito Pedro Bigardi, que confirmou a participação no encontro técnico. Além dele, viajam para a Alemanha o diretor de Cooperação Internacional, Sami Mansour, e os secretários Cristiano Guimarães (Comunicação Social) e Aguinaldo Leite (Serviços Públicos).
A iniciativa marca a parceria para o desenvolvimento de estudos sobre tratamento de resíduos sólidos orgânicos (lixo domiciliar e urbano). Em agosto deste ano, o trabalho em conjunto com os alemães foi definido durante o ‘Encontro Matchmaking’, realizado em Bonn, na Alemanha. O documento acadêmico contará com apoio da PUC-RJ e do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), de Jundiaí.
Apoio técnico
“Ser convidado pelo governo alemão para compor a delegação de brasileiros é mais uma etapa da parceria, estabelecendo contato direto com a Universidade de Braunschweig e com o Creed (Centro de Referência de Pesquisa e Investigação para Resíduos Sólidos) para que Jundiaí tenha apoio técnico na solução do tratamento dos nossos resíduos”, comentou o secretário Aguinaldo Leite.
O secretário de Comunicação Social, Cristiano Guimarães, destacou a importância da educação ambiental no processo de destinação dos resíduos.
“Entendemos que transformar lixo em recursos é a melhor alternativa. Tudo por meio de uma tecnologia sustentável, já conceituada e que respeita o meio ambiente, gerando inclusive economia para o município.”
Ainda segundo Cristiano Guimarães, “agora é a hora de darmos mais um passo na concretização desta importante conquista para a população de Jundiaí, que tem tudo para se tornar referência latino-americana no quesito tratamento e destinação dos resíduos sólidos”.
Emerson Leite
Foto: Arquivo
-
20/03/2023
Encontro Brasileiro e Fórum Internacional têm transmissão ao vivo
-
16/09/2016
Semana do Idoso 2016 traz palesta e coral na abertura
-
12/08/2016
Maquetes do Complexo Jundiaí ficam no Maxi até quinta (18)
-
11/08/2016
Maquetes do Complexo Viário Jundiaí percorrem a cidade
Baixe as fotos desta notícia na resolução original