Avança a parceria entre Jundiaí e Alemanha

Publicada em 09/11/2013 às 17:34

O prefeito Pedro Bigardi foi convidado pelo governo da Alemanha para conhecer toda a estrutura e tecnologia daquele país destinadas ao tratamento dos resíduos sólidos. O convite foi feito pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ) e da GIZ – agência alemã para cooperação internacional.

Mais
Prefeitura inicia obras do CEU das Artes no Vista Alegre

A visita proposta pelos alemães, que ocorre entre os dias 17 e 22 de novembro, terá representantes dos governos estadual e federal, agências reguladoras e apenas duas prefeituras do Brasil todo: São Paulo e Jundiaí. Cidades como Hannover, Bonn e Braunschweig fazem parte do roteiro definido pelos anfitriões da visita técnica.

Klaus Fricke, professor alemão, durante visita ao prefeito Pedro Bigardi

Klaus Fricke, professor alemão, durante visita ao prefeito Pedro Bigardi

“Estamos com muita vontade de fazer este avanço e colocar Jundiaí num patamar de desenvolvimento cada vez melhor”, destacou o prefeito Pedro Bigardi, que confirmou a participação no encontro técnico. Além dele, viajam para a Alemanha o diretor de Cooperação Internacional, Sami Mansour, e os secretários Cristiano Guimarães (Comunicação Social) e Aguinaldo Leite (Serviços Públicos).

A iniciativa marca a parceria para o desenvolvimento de estudos sobre tratamento de resíduos sólidos orgânicos (lixo domiciliar e urbano). Em agosto deste ano, o trabalho em conjunto com os alemães foi definido durante o ‘Encontro Matchmaking’, realizado em Bonn, na Alemanha. O documento acadêmico contará com apoio da PUC-RJ e do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), de Jundiaí.

Apoio técnico
“Ser convidado pelo governo alemão para compor a delegação de brasileiros é mais uma etapa da parceria, estabelecendo contato direto com a Universidade de Braunschweig e com o Creed (Centro de Referência de Pesquisa e Investigação para Resíduos Sólidos) para que Jundiaí tenha apoio técnico na solução do tratamento dos nossos resíduos”, comentou o secretário Aguinaldo Leite.

Secretários Aguinaldo Leite e Cristiano Guimarães em Bonn, na Alemanha

Secretários Aguinaldo Leite e Cristiano Guimarães em Bonn, na Alemanha

Para Aguinaldo, a transferência de know how é fundamental. “A Alemanha é considerada uma das melhores escolas desta área no mundo. E já tivemos aqui em Jundiaí a visita do professor alemão Klaus Fricke, especialista no tratamento de resíduos sólidos e reitor da Universidade de Braunschweig”.

O secretário de Comunicação Social, Cristiano Guimarães, destacou a importância da educação ambiental no processo de destinação dos resíduos.

“Entendemos que transformar lixo em recursos é a melhor alternativa. Tudo por meio de uma tecnologia sustentável, já conceituada e que respeita o meio ambiente, gerando inclusive economia para o município.”

Ainda segundo Cristiano Guimarães, “agora é a hora de darmos mais um passo na concretização desta importante conquista para a população de Jundiaí, que tem tudo para se tornar referência latino-americana no quesito tratamento e destinação dos resíduos sólidos”.

Emerson Leite
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/09/avanca-a-parceria-entre-jundiai-e-alemanha/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original