ESPECIAL: Feira da Amizade revela talento de artesã

Publicada em 22/11/2013 às 15:48

É com leveza a cada ponto que Rosemeire Nascimento Camilo, de 43 anos, constrói cada detalhe dos tapetes de barbante. A habilidade e o talento da moça, que expôs o trabalho na Feira da Amizade, no espaço da Associação Maria de Magdala, chamaram a atenção de um empresário do ramo de móveis rústicos. Por conta disso, a artesã recebe agora encomendas mensais.

MAIS
Fundo Social anuncia mudança e economia de R$ 340 mil

Canto Vivo avança no Mapa Cultural Paulista
Confira a programação do Polytheama para o fim de semana

Rosemeire aprendeu a fazer os tapetes com a mãe

Rosemeire aprendeu a fazer os tapetes com a mãe

“A Feira transformou minha vida. Foi uma oportunidade única de mostrar meu trabalho. Me senti valorizada”, comenta ela, que ganhou um incremento de 30% na renda após o evento. Além do empresário, outras pessoas a procuraram para encomendas. “Algumas estão até atrasadas! Duas assistidas da Associação se interessaram em aprender. Vou ensinar o que sei para que possamos dar conta do trabalho”, diz ela, que além dos tapetes, também faz pratos na cozinha da Magdala.

O dom de fazer os tapetes apareceu cedo, aos 12 anos. “Minha mãe me ensinou. Aprendi muito copiando as dicas de revistas, mas não dava muito valor para isso. Passei a ver isso como uma oportunidade depois dos 30 anos. Hoje busco inspiração para fazer trabalhos mais elaborados.”

O talento da artesã foi descoberto durante a Feira da Amizade

O talento da artesã foi descoberto durante a Feira da Amizade

Ela destaca que, como o resultado foi positivo, já espera pela Feira da Amizade de 2014. “O projeto da primeira-dama Margarete Bigardi tirou a gente da rotina. Por isso, nós da Magdala estamos dispostas a ajudar no que for necessário. Desejamos a ela tudo de bom e que as pessoas que estão ao redor dela sempre a iluminem com boas ideias.”

Sobre o empresário que a descobriu, Rose diz que as encomendas vão de vento em popa. “São cerca de 50 tapetes, por mês. Aproveito meu tempo em casa para fazer. A Associação me dá todo o suporte. Os projetos de geração de renda beneficiam a assistida que produz os trabalhos”, conta ela, que é voluntária da Magdala.

Quem quiser conhecer o trabalho de Rose e da Associação Maria de Magdala pode visitar a instituição, que fica na rua Senador Fonseca, 517, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Associação comercializa ainda marmitex, com comida feita pelas assistidas. Mais informações, telefone (11) 4522-4970.

Feira da Amizade
A Feira da Amizade, evento que por 15 anos deixou de ser realizado, teve sua retomada por conta da iniciativa da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Margarete Geraldo Bigardi. O evento beneficiou 28 instituições de Jundiaí, que arrecadaram, no total, R$ 410.382,65.

Luana Dias
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/22/especial-feira-da-amizade-revela-talento-de-artesa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original