Jundiaí volta da Conferência Nacional de Igualdade Racial

Publicada em 11/11/2013 às 19:09

Os representantes do município na 3ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, realizada de 5 a 7 de novembro em Brasília (DF), estiveram nesta segunda-feira (11) trazendo um pouco do debate em torno do assunto ao prefeito Pedro Bigardi. Foi a primeira vez na história em que Jundiaí esteve presente ao evento como poder público, com a inclusão do tema neste ano dentro das coordenadorias temáticas ligadas à Secretaria da Casa Civil.

Mais
Virada Negra vai começar pela tribuna da Câmara Municipal

Valéria, Eduardo, Bigardi e Victorino: presença oficial no DF

Valéria, Eduardo, Bigardi e Victorino: presença oficial no DF

“A participação do governo vem reforçar o diálogo já existente na sociedade civil. Essa é uma postura que está sendo adotada em Jundiaí”, afirmou Pedro Bigardi.

Além de Vanderlei Victorino e Valéria Fonseca, da Ceppir (Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial), da Prefeitura de Jundiaí, a delegação estadual contou com um representante da sociedade civil local, Eduardo Augusto Pereira Ramalho. “Outra delegada da cidade, a Marlene, não pode ir por causa de problemas de última hora”, ressaltou Valéria.

Para o músico e produtor Eduardo (mais conhecido pelo nome de ‘Festa’) as etapas municipal, regional, estadual e nacional da conferência foram muitos diferentes entre si. “A fase nacional é o maior intercâmbio, onde temos contatos com lutas diferentes como os quilombos do Nordeste e Norte, muito próximos das lutas indígenas em defesa de suas terras. Nossa realidade no Sudeste é mais a luta por espaços, que vão muito além das cotas para reduzir a desigualdade”, explicou.

Ele lembrou que muitas polêmicas ainda surgem mesmo em cidades como Jundiaí relacionadas às questões raciais (ainda que parcialmente) como na falta de critérios para lidar com manifestações sociais e culturais desses segmentos, como rituais ou bailes. “O nosso povo, que é preto, pobre e de periferia, merece ter essa postura do governo de dar apoio para as coisas acontecerem. É preciso fazer o empoderamento”, comenta.

Para ele, alguns temas aprovados nacionalmente pelo processo da 3ª Conferência tratam de pontos importantes como as cotas de vagas no serviço público, do estímulo para a presença na iniciativa privada, o combate ao genocídio de jovens negros em São Paulo e até o debate sobre a desmilitarização de serviços policiais.

A implementação municipal do Estatuto da Igualdade Racial foi destacada pelo coordenador Vanderlei Victorino, com a entrega de um exemplar dessa proposta ao prefeito Pedro Bigardi. Pelos relatos, a primeira presença oficial de Jundiaí em uma conferência nacional contra o racismo teve boa repercussão entre movimentos e instituições ligadas ao tema.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/11/jundiai-volta-da-conferencia-nacional-de-igualdade-racial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original