Virada Negra: A história contada pela saborosa culinária africana

Publicada em 16/11/2013 às 18:25

Quem passar pela barraca do chefe Élcio Avelino, 55 anos, receberá uma verdadeira história da cultura africana por meio de saborosos pratos típicos desta culinária. Ele participará do evento no Clube 28 de Setembro e também no espaço de alimentação que será montado na Praça do Fórum, após a Marcha da Consciência Negra, dentro da programação da Virada Negra. O evento é promovido pela Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção de Igualdade Racial (Cepppir).

Mais
Veja o álbum de fotos da Virada Negra
Igualdade Racial faz balanço do trabalho já realizado

Avelino prepara os pratos e dá uma verdadeira aula de história da África

Avelino prepara os pratos e dá uma verdadeira aula de história da África

“A África fez parte da rota dos povos que transitavam entre o Ocidente e Oriente, portanto, muitas culturas, temperos e sabores passaram por lá”, explica o chefe banqueteiro que cozinha desde os 5 anos graças à inspiração da avó.

Dentre os pratos que serão preparados por Avelino nos dois dias de evento estará o Sarapatel, composto com miúdos de porco que são comidos com angu feito no dendê. “Os negros se alimentavam das sobras dos seus senhores”, explica.

Segundo o chefe, os africanos têm todo um ritual para preparar os alimentos começando pela cozinha que não fica dentro da casa. “Eles cozinham embaixo de uma tenda, em uma pedra e de acordo com os elementos da natureza”, diz.

Outro prato típico que será feito por Avelino é o feijão preto com carne seca e linguiça servido com arroz amarelo.

Baiana de Acarajé

Jundiaiense de nascimento, mas baiana de coração, Eunice de Cássia Fonseca de Almeida, 45 anos, mais conhecida como Mona, estará com o tradicional acarajé na Praça do Fórum.

Há 7 anos tendo como ofício a produção do bolinho de feijão fradinho, ela conta com o apoio de toda a família para propagar a arte de cozinhar um dos tradicionais alimentos da Bahia. “Já sofri preconceito por não ser da Bahia, mas quando a gente faz o que gosta, fazemos com amor e tudo dá certo”, diz.

Os acarajés surgiram por conta de uma vontade das baianas em ganhar o próprio dinheiro. “Elas pediram aos seus senhores se poderiam vendar os bolinhos em tempos que não estavam trabalhando e com o dinheiro arrecadado elas montaram os primeiros candomblés”, conta Avelino.

O Avelino ensina uma receita para quem quer cozinha um dos pratos típicos da culinária africana:

Pegue um frango caipira cortado em pedaços e refogue no azeite de dendê com alho, cebola e gengibre. Acrescente água e deixe cozinhar até os ossos aparecerem. Na sequência acrescente amendoim, castanha, leite de coco, pimentão amarelo e vermelho e coentro. Sirva com angu feito no dendê. “Apesar de ser um prato forte é muito saboroso”, diz.

Mona é Baiana de Acarajé há 7 anos e toda a família trabalha unida

Mona é Baiana de Acarajé há 7 anos e toda a família trabalha unida

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/11/16/virada-negra-a-historia-contada-pela-saborosa-culinaria-africana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original