Jundiaí organiza congresso internacional sobre resíduos sólidos

Publicada em 10/12/2013 às 16:47

Propor uma mudança cultural ao mostrar que resíduo sólido não é lixo, que pode se tornar inerte e não prejudicial ao meio ambiente são alguns dos desafios do 1º Congresso Técnico Brasil Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, nos próximos dias 16 e 17 (segunda e terça-feira), no Parque da Uva.

Para tanto, será discutido a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010 e que entra em vigor a partir do próximo ano. Nela é exigido que cada município pense ações para os seus resíduos. Conhecer como a Alemanha passou por esse processo, uma vez que o País trata do assunto há mais de 40 anos, também faz parte dos eixos debatidos.

Prefeito e secretários no anúncio de parceria com alemães

Prefeito e secretários no anúncio de parceria com alemães

É preciso também entender qual é o papel dos atores envolvidos no processo (órgãos públicos e as operadoras dos sistema), além da participação dos órgãos ambientais de licenciamento e controle, como as agências reguladoras. “Sem esquecer da visão do poder judiciário nesses processos e as linhas de financiamento possíveis para se ter uma planta de tratamento mecânico e biológico que possa tratar os resíduos antes de destinar aos aterros sanitários”, destaca o secretário de Serviços Públicos de Jundiaí, Aguinaldo Leite.

O congresso, segundo o secretário, é uma consequência da parceria realizada entre a Prefeitura de Jundiaí e o governo alemão. A cidade foi a única selecionada dentre os projetos apresentados no programa NoPa (Novas Parcerias) para se ter um estudo de tratamento e destinação dos resíduos sólidos. “A parceria prevê realizações de workshops para difusão do conhecimento na área do tratamento mecânico e biológico dos resíduos”, explica.

Compartilhar
“É uma forma de compartilhar as experiências, mas também temos coisas boas para mostrar, como a nossa experiência com os resíduos da construção civil”, afirma. “É criar essa atmosfera de começar a olhar resíduo sólido não como o fim de um processo, mas sim o início de um novo mercado que surge hoje no Brasil.”

Paralelo ao congresso, será feito uma exposição de fornecedores que vão demonstrar, mais afundo, as tecnologias de tratamento de resíduo sólido.

O congresso é um marco entre a parceria feita pelo governo alemão e brasileiro, já que o evento entrou para o Calendário Nacional dos dois países.

Kadija Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/10/jundiai-organiza-congresso-internacional-sobre-residuos-solidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original