1º Congresso Brasil Alemanha começa nesta segunda (16)

Publicada em 13/12/2013 às 12:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza nesta segunda-feira (16) e terça-feira (17) o 1º Congresso Técnico Brasil Alemanha – Gestão Sustentável e Resíduos Sólidos Urbanos no Parque Comendador Antonio Carbonari (Parque da Uva). O evento internacional já conta com mais de 400 pessoas inscritas.

MAIS
Resíduos Sólidos: montagem da estrutura segue a todo vapor

Secretários Aguinaldo Leite e Cristiano Guimarães: evento internacional

Secretários Aguinaldo Leite e Cristiano Guimarães: evento internacional

O congresso faz parte do projeto de estudo para tratamento e destinação dos resíduos sólidos, apresentado pela Prefeitura de Jundiaí no programa NoPa (Novas Parcerias) e escolhido pelo governo alemão para firmar parceria. O principal objetivo é discutir os meios de tratamento mecânico-biológico para o lixo.

As discussões serão baseadas por meio de experiências, dificuldades e soluções encontradas, principalmente pela Alemanha – que é um dos países pioneiros no assunto e dedica mais de 40 anos no tratamento de resíduos sólidos. Durante os dois dias de eventos, mais de 30 palestrantes darão depoimentos e, em paralelo, haverá uma exposição de fornecedores que vão demonstrar as tecnologias de tratamento mecânico-biológico.

Os principais conceitos debatidos serão a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entra em vigor a partir de 2014 e exigirá que cada município pense em ações para os seus resíduos. “Para isso teremos a vasta experiência da Alemanha, que já passou por esse processo”, diz o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite.

Segundo ele, é preciso entender também o papel dos atores envolvidos no processo como os órgãos públicos, assim como as operadoras dos sistemas. Será discutida também a participação dos órgãos ambientais de licenciamento e controle, como as agências reguladoras. Além da visão do poder judiciário e as linhas de financiamento possíveis para se ter uma planta de tratamento para tratar os resíduos antes de destinar aos aterros sanitários.

O projeto
O envolvimento entre Jundiaí e a Alemanha começou em junho deste ano, quando o secretário Aguinaldo Leite participou do 5º Simpósio Internacional realizado em Hannover, na Alemanha. O evento, que foi organizado pelos governos brasileiro e alemão, contou com a participação de mais de 80 países.

Dois meses depois, um encontro promovido na cidade de Bonn, também na Alemanha, deu início ao programa NoPa. Jundiaí foi representada pelos secretários Aguinaldo Leite e Cristiano Guimarães (Comunicação Social), que apresentou um projeto da cidade em busca de parceria para solução sustentável na questão dos resíduos sólidos.

Em novembro, o prefeito Pedro Bigardi foi convidado pelo governo alemão e pela GIZ (agência de cooperação internacional) para participar de uma visita técnica. Além dos jundiaienses, também fizeram parte deste encontro uma delegação brasileira formada por representantes dos ministérios de Minas e Energia, Ciência e Tecnologia, Cidades e Meio Ambiente. A boa notícia para Jundiaí veio após a visita técnica, quando foi anunciada a escolha do projeto inscrito pelo município no programa Novas Parcerias.

Dos projetos apresentados no NoPa, Jundiaí foi a única cidade selecionada. É a primeira cidade do Brasil que faz uma parceria de pesquisa deste nível com outro País. O recurso oferecidos pelo governo alemão será utilizado para diagnosticar e implantar o melhor projeto de tratamento mecânico-biológico na cidade.

O projeto de estudo terá a duração de 15 meses e prevê investigação das características físicas, químicas e biológicas dos resíduos produzidos em Jundiaí – são 400 toneladas por dia. O projeto ainda fará uma análise do mercado potencial de consumo dos subprodutos que serão gerados após o tratamento mecânico e biológico como, por exemplo, composto, biogás, eletricidade etc.

Por Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/13/1o-congresso-tecnico-brasil-alemanha-comeca-nesta-segunda-16/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original