Secretaria de Educação realiza formatura do EJA

Publicada em 13/12/2013 às 17:20

“Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.” Essa foi a frase retirada do poema “A árvore dos amigos” que a professora Maria do Carmo usou para homenagear os formandos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Jundiaí, na noite dessa quinta-feira (12), no salão azul da Escola Superior de Educação Física (Esef).

MAIS
Gabinete de Gestão toma medidas contra furtos

Prefeito Pedro Bigardi saúda os formandos

Prefeito Pedro Bigardi saúda os formandos

Desde a fundação do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, esta é a primeira formatura realizada para os alunos do primeiro segmento do ensino fundamental e se tornou um momento de satisfação e alegria, pois pessoas com várias histórias e várias dificuldades acreditaram que é possível mudar a vida por meio da educação.

A formatura contou com a presença de aproximadamente 400 pessoas e teve a participação do prefeito Pedro Bigardi e do vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato. “Foi muito bom voltar a estudar depois dos 57 anos de idade. Estou aprendendo muito e não pretendo parar”, declarou Enídio de Oliveira, um dos formandos.

A formanda Célia Meira Mingotti disse que quando era criança não teve a possibilidade de estudar. Saiu da escola muito cedo porque tinha que ajudar a cuidar dos irmãos menores e também no sustento da casa. “Sempre gostei de estudar, fiquei muito feliz em ter a oportunidade de voltar a estudar mesmo adulta” comentou Célia.

Anedino Hostílio de Santana veio da Bahia em 1996, é de uma família simples e não teve a oportunidade de se dedicar aos estudos. “O tempo passou e eu tomei uma atitude de voltar a estudar e estou feliz. Hoje eu sei que sem estudo não chegaremos a lugar nenhum, só tenho que agradecer a Educação de Jovens e Adultos de Jundiaí” comentou.

Secretário Durval Orlato cumprimenta formanda

Secretário Durval Orlato cumprimenta formanda

Vitória
Segundo o diretor da educação de jovens de adultos de Jundiaí, José Ronaldo Pereira, toda a realização só acontece se o primeiro passo for dado e qualquer projeto só se finaliza se a pessoa tiver a coragem de iniciá-lo.

“Hoje cada um dos formandos vive um momento de vitória, um momento de sucesso, porque tiveram a coragem de dar os primeiros passos e a força para superar os obstáculos. Agradeço ao prefeito Pedro Bigardi e ao secretário Durval Orlato pela confiança, também à equipe da CEMEJA.


Por Angelo Concencio
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/13/secretaria-forma-alunos-do-educacao-de-jovens-e-adultos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original