Congresso amplia discussão sobre resíduos sólidos

Publicada em 16/12/2013 às 16:13

A abertura do 1º Congresso Técnico Brasil e Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos, realizada na manhã desta segunda (16), no Parque da Uva, foi marcada por discussões que prometem um novo passo para o tratamento dos resíduos no município. O evento é uma parceria entre os governos brasileiro e alemão e já entrou para o calendário oficial dos países.

MAIS
Palestrantes apresentam panorama da gestão de resíduos sólidos
Congresso é o ‘pontapé’ do projeto sobre resíduos sólidos

Veja o vídeo do primeiro dia de palestras
Confira as fotos do evento

O prefeito Pedro Bigardi destacou que questão dos resíduos pode ser pensada de maneira regional

O prefeito Pedro Bigardi destacou que questão dos resíduos pode ser pensada de maneira regional

O prefeito Pedro Bigardi destacou que a expectativa é de que o evento traga conhecimento não apenas para Jundiaí. “Podemos trabalhar a questão dos resíduos em âmbito regional, por meio de parcerias e consórcios.” Além disso, ele ressaltou que a expectativa é grande para o congresso.

“A Alemanha é exemplo, pois trabalha com a questão há mais de 40 anos. Conhecemos a experiência realizada lá e vamos usar todo esse conhecimento. O caminho que temos a trilhar é longo e precisamos acertar”, comentou, lembrando que, atualmente, Jundiaí conta com o Geresol (Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos).

Klaus Fricke diz que vento pode mostrar importância de se trabalhar com sustentabilidade no Brasil

Klaus Fricke diz que vento pode mostrar importância de se trabalhar com sustentabilidade no Brasil

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, disse que o congresso é apenas o primeiro passo para projetos e grandes discussões. “Esse evento não nos dará todas as soluções, mas fará com que pensemos de maneira diferente sobre essa questão.” Ele destacou ainda que, a partir de 2014, Jundiaí já passa a se adequar à nova política de tratamento de resíduos sólidos, tratando o material jogado no aterro.

Além disso, frisou que a Prefeitura vai intensificar e melhorar a questão da coleta e aproveitamento da fração reciclável. “Daremos início ao programa NoPa (Novas Parcerias), que prevê um estudo, em Jundiaí, para tratamento e destinação de resíduos sólidos. A Prefeitura de Jundiaí e o governo alemão firmaram essa importante parceria. A cidade foi a única selecionada dentre os projetos apresentados no programa. A parceria prevê difusão do conhecimento na área do tratamento mecânico e biológico dos resíduos”, explicou.

O secretário de Comunicação Social, Cristiano Guimarães, que esteve na Alemanha ao lado de Aguinaldo e do prefeito Pedro Bigardi, disse que congresso é um marco para Jundiaí. “Chegou a hora de dar um passo adiante nesta questão.”

Já o subsecretário de Energias Renováveis do Governo do Estado, Milton Flávio, lembrou ainda que “Jundiaí está entre as cidades que saíram na frente no sentido de pensar soluções para os resíduos. Ainda há muito o que trabalhar, mas a perspectiva é positiva”.

O professor doutor da Universidade Técnica de Braunschweig, Klaus Fricke, diz que espera que o evento desperte a importância de se trabalhar com sustentabilidade no Brasil “Esperamos que muitas cidades mirem no exemplo de Jundiaí e se inspirem. Alguns países se complementam em algumas áreas. E é essa a nossa expectativa com a parceria Alemanha-Brasil.”

Ele lembrou ainda que a proteção dos recursos naturais pode ser colocada em risco sem a reciclagem. “E isso nos leva a ver os resíduos sólidos como oportunidades. A curto prazo, o custo para isso pode ser elevado. No entanto, em cerca de 15 anos, é autofinanciado, com bons lucros.”

O evento
O 1º Congresso Técnico Brasil e Alemanha – Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos segue nesta terça-feira (17), com um ciclo de diversas palestras. O evento conta com tradução simultânea para convidados – são cerca de 20 pessoas da Alemanha – além de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais). As informações e programação estão AQUI.

Por Luana Dias
Fotos: Cléber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/16/congresso-amplia-discussao-sobre-residuos-solidos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original