Jundiaí inicia processo para se tornar região demarcada da uva niágara

Publicada em 12/12/2013 às 17:37

Os trabalhos para conseguir que Jundiaí seja região demarcada da uva niágara tiveram início nesta quinta-feira (12), quando o secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, recebeu em seu gabinete a visita da representante da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Adriana Verdi, acompanhada do diretor do Institut Français de La Vigne Et Du Vin, Joel Rochard.

MAIS
Jundiaí sobe ao pódio do Estado com prêmio ambiental

A primeira reunião para tratar do assunto foi na manhã desta quinta-feira (12)

A primeira reunião para tratar do assunto foi na manhã desta quinta-feira (12)

De acordo com o secretário Marcos Brunholi, Jundiaí possui 284 agricultores que cultivam essa variedade de uva e 35% do vinho produzido na cidade derivam da Niágara. Por isso mesmo, legitimar a condição da cidade como produtora da espécie não só irá fortalecer o agricultor como a agricultura de forma geral. “Vai agregar valor e dar uma visibilidade ainda maior para nossa uva”, explica o secretário.

Para colocar em prática esse processo, Brunholi adianta que será criado um comitê para a elaboração de toda a documentação a ser encaminhada ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), órgão que concederá o que pode ser chamado de selo da uva Niágara. “Vamos reunir o máximo possível de informações, documentos e fotos, para compor todo o histórico das plantações e o desenvolvimento dessa variedade em nossa cidade.”

Do encontro participaram também a diretora de Agronegócio da secretaria, Marcella Filipini, e o engenheiro agrônomo Felipe Magro.

O secretário José Carlos Pires recebeu os visitantes em nome do prefeito

O secretário José Carlos Pires recebeu os visitantes em nome do prefeito

A população pode colaborar. Quem possuir fotos antigas, dados de produtores, qualquer tipo de informação referente ao cultivo da uva Niágara em Jundiaí pode encaminhar ou fazer contato com a Secretaria de Agricultura, no 5º andar do Paço Municipal, ou ligar para o telefone (11) 4589-8872 – falar com a diretora Marcella Filipini.


Apoio externo

A representante da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Adriana Verdi, também se colocou à disposição para auxiliar em tudo o que for preciso para a montagem do processo que será encaminhado ao INPI. Conhecedora do perfil da cidade no cultivo da uva e antiga colaboradora da secretaria em outras ações, ela também se mostra uma entusiasta nessa questão. “Eu conheço muito bem a importância e a qualidade da uva de Jundiaí e me coloco à disposição para auxiliar nesse processo”, disse.

Ao final do encontro, o secretário Marcos Brunholi apresentou os visitantes ao secretário da Casa Civil, José Carlos Pires, que os recebeu em nome do prefeito Pedro Bigardi. Segundo ele, essa iniciativa é um passo muito importante que se dá no sentido de exaltar a notoriedade que já é fato com relação à vinicultura jundiaiense. “Vamos juntar todas as peças necessárias e dar andamento às providências, aproveitando, inclusive, a proximidade da Festa da Uva, que é um evento que reforça a notoriedade dessa nossa fruta.”

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho e Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2013/12/12/jundiai-inicia-processo-para-se-tornar-regiao-demarcada-da-uva-niagara/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original