Saúde alerta para cuidados em caso de enchentes
Publicada em 06/01/2014 às 18:25A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde, divulgou medidas preventivas a serem adotadas no caso de enchentes de águas ou de esgotos que possam ocorrer durante o verão, no município ou em lugares externos de visitação. A ênfase está em questões relacionadas com alimentos, doenças e animais perigosos.
MAIS
UBS Central passa a atender em nova sede
Para o tétano acidental, por exemplo, a dica é evitar contaminação por ferimentos no contato com materiais infectados pela bactéria. Mas a prevenção mais eficaz é mesmo a vacinação disponível nos postos de saúde. Confira sua caderneta.
No caso de serpentes, aranhas ou escorpiões (os mais conhecidos dos animais peçonhentos), a dica é de atenção e, no caso de encontro com algum animal vivo ou morto, fazer contato com o Centro de Controle de Zoonoses, também da Secretaria de Saúde, ou o Corpo de Bombeiros.
No caso de alimentos de uso humano e da ração para os animais domésticos, a prevenção do risco de leptospirose (transmitida por ratos) é a conservação em recipientes fechados e distantes do chão, evitando acúmulo de entulhos e objetos no quintal e fechando bem os recipientes de lixo.
Os alertas, referenciados pelo Ministério da Saúde, reconhecem que os desastres de origem natural têm sido uma constante em diversos pontos do País e o enfrentamento dessas situações exige trabalho conjunto de órgãos civis, governamentais e comunidade.
Também é importante anotar os telefones úteis nesse tipo de assunto, incluindo o Corpo de Bombeiros (193), a Prefeitura de Jundiaí (156), a Defesa Civil (199), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (192) e a Policia Militar (190).
Por José Arnaldo de Oliveira
-
14/12/2024
Prefeitura entrega o CIES e potencializa a segurança municipal
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
-
01/12/2024
Emoção e conscientização marcam evento do Dia Mundial de Luta contra a AIDS
-
30/11/2024
Jundiaí realiza Dia D de mobilização contra a dengue