UBS Central passa a atender em nova sede

Publicada em 06/01/2014 às 18:06

A unidade básica de saúde (UBS) Central reabriu nesta segunda-feira (6) em sua nova sede, na avenida Antonio Segre, 71, esquina com a rua Henrique Andrés. A mudança foi realizada ao longo do período de festas e integra os esforços que a Secretaria de Saúde promove nas melhorias da rede de atenção primária de Jundiaí.

MAIS
Secretaria de Esportes recebe campeã mundial Rita Orsi

A nova sede da UBS Central já está atendendo os seus usuários

A nova sede da UBS Central já está atendendo os seus usuários

“A população vai ser beneficiada pelas instalações mais adequadas e pelo atendimento com mais qualidade. Na localização anterior a comunicação interna era prejudicada por estarmos praticamente em dois imóveis diferentes”, explica a gerente da unidade, a enfermeira Andreia Condé Soares.

O prédio tem dois pisos, com acessos próprios no caso de usuários que precisem evitar uma escada interna. No piso superior, acessado pela avenida Antonio Segre, estão os consultórios de clínica geral, pediatria, ginecologia-obstetrícia e enfermagem, além da pós-consulta e recepção. No piso inferior, que pode ser acessado pela rua Henrique Andrés, ficam a odontologia, a farmácia, a vacinação e outros procedimentos (curativos, inalação).

A unidade funciona das 8h às 17h de segunda a sexta-feira e segue mantendo um plantão especial aos sábados, das 8h à 12h, para vacinação aberta a moradores de toda a cidade que não tenham tempo durante a semana para realizar a vacinação própria ou dos filhos.

“A primeira impressão que temos é positiva, de ter ficado mais espaçoso”, comentou Sílvia Cristiano, moradora no Centro e que integra o cadastro de 29 mil pessoas gerenciadas pela unidade.

O remanejamento realizado em 2013 pela redistribuição territorial com a UBS Anhangabaú (e com a reabertura da UBS Pitangueiras) ajustou a área da UBS Central, que mesmo assim chega até a Vila Argos e inclui setores como a Vila Municipal e a Vila Boaventura, entre outros. “Ficou acessível”, comentou Ademar Giarola, morador da Bela Vista.

Usuária da unidade, Sílvia Cristiano achou que ficou “mais espaçosa”

Usuária da unidade, Sílvia Cristiano achou que ficou “mais espaçosa”

Foco no público-alvo
Uma das vantagens da mudança, além das condições do imóvel, está na redução do tempo perdido com pacientes que deixavam o Hospital São Vicente e tentavam buscar medicamentos na UBS Central com a recomendação médica de “procurar o postinho de saúde”. No caso, cada morador deve procurar a unidade onde está cadastrado mas a localização em frente ao pronto socorro causava sobrecarga na unidade.

Além dos atendimentos citados, a UBS Centro também trabalha junto aos moradores da região central com grupos de saúde mental e também outros da atenção básica (como hipertensão, diabetes, gestantes). Um novo espaço de reuniões está sendo usado, mas a unidade vai buscar parcerias de espaços maiores para levar novas atividades para a rotina de seu funcionamento.

De acordo com o secretário Cláudio Miranda, da Saúde, a rede de atenção primária em saúde vai contar com muitas novidades em 2014, incluindo reformas e construções em boa parte das unidades.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/06/ubs-central-passa-a-atender-em-nova-sede/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original