Procon divulga pesquisa de preços do material escolar

Publicada em 20/01/2014 às 13:28

O Procon Jundiaí divulgou, nesta segunda-feira (20), o relatório técnico da pesquisa comparativa de preços de material escolar com base nas principais papelarias da cidade. O objetivo desse trabalho é oferecer ao consumidor informações que possam servir de orientação na hora da compra. Foram coletados preços em nove estabelecimentos locais. A amostra da pesquisa corresponde a 99 itens.

MAIS
Confira a relação completa no site do Procon

Amostra da pesquisa corresponde a 99 itens

Amostra da pesquisa corresponde a 99 itens

A pesquisa foi realizada pela equipe do Núcleo Regional de Campinas da Fundação Procon/SP, em conjunto com a equipe do Procon Municipal de Jundiaí, entre os dias 6 e 8 de janeiro, sendo que as variações de preços constatadas referem-se a esse período de tempo.

Por causa disso, os preços praticados podem ser diferentes atualmente, já que estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

Recomendações
Além da pesquisa de preços, que é fundamental, o consumidor deve ainda, antes da compra, verificar quais os produtos da lista que já possui em casa, que estão em bom estado e que podem ser reutilizados. A compra em conjunto pode facilitar as negociações.

Outras dicas:
· Evite comprar materiais com personagens, logotipos e acessórios licenciados, porque geralmente os preços são mais elevados
· Promover e participar da troca de livros didáticos entre alunos que cursam
séries diferentes
· Na busca pelo menor preço é importante que o consumidor não se esqueça de verificar a qualidade e procedência dos produtos, evitando a compra em vendedores ambulantes. O preço pode ser menor, mas não há emissão de nota fiscal e muitas vezes os produtos não possuem certificação do órgão responsável

Por Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/20/procon-divulga-pesquisa-de-precos-do-material-escolar/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original