Carnaval: Jundiaienses agitam ensaio da Santa Cruz na Sapucaí

Publicada em 27/01/2014 às 15:47

O verde e branco tomou conta da Marquês de Sapucaí com o enredo ‘Do toque do criador à cidade saudável do Brasil – Jundiaí, uma referência nacional’. O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Santa Cruz, que homenageará Jundiaí no carnaval deste ano, foi a segunda escola a realizar o ensaio técnico, neste sábado (25).

MAIS
Confira a letra e o áudio do samba enredo

Representando a liga de Jundiaí, Kelly e Rodrigo, abrindo a ala da cidade

Representando a liga de Jundiaí, Kelly e Rodrigo, abrindo a ala da cidade

O teste começou às 21h40, ao som de Paulinho Mocidade, intérprete oficial da escola e a bateria de Rafael Queiroz, mestre de bateria. “É uma honra apresentar Jundiaí para o Rio. É uma cidade com referência nacional e muito desenvolvida. Nós fomos muito bem recebidos”, afirma o mestre.

Com 55 minutos para atravessar toda a avenida (o tempo máximo é de 1 hora), a Santa Cruz conta com 2.200 componentes. São 26 alas, que contam com 280 pessoas na bateria, 100 na ala das baianas, 15 integrantes na comissão de frente e mais 100 crianças.

“O restante das alas varia o número de componentes de acordo com o tamanho da fantasia. Existe no Rio o quesito conjunto, que não têm no carnaval de São Paulo, avaliado pelos jurados. Portanto, a visualização dos componentes com as fantasias é importante”, explica o carnavalesco Daniel Ghanem.

“O número de integrantes da escola pode mudar dependendo de quantas pessoas vierem de Jundiaí para participar”, completa Ghanem.

A comissão de frente representa o momento em que, supostamente, o Criador tenha feito a cidade de Jundiaí como o paraíso. “O Brasil precisa conhecer o Brasil. É incrível Jundiaí ser mostrada para todo o País. Nós acabamos descobrindo que é uma cidade com uma história linda e passamos isso para os componentes da escola”, afirma o coreógrafo da comissão de frente, Carlos Muvuca.

O presidente da Santa Cruz, Moysés Antonio Coutinho Filho, o Zezo, faz a avaliação do ensaio técnico. “No ensaio nós determinamos pontos que precisam ser modificados. A entrada e saída da bateria foram uniformes, os componentes mantiveram o som e não caíram em nenhum momento. A harmonia das alas que a comunidade participa estava boa, só vamos cobrar um pouco mais das alas comerciais. O samba enredo contagiou e teve resposta da arquibancada. O público teve entrosamento com a escola e cantou o ensaio todo”.

Sobre a participação de Jundiaí no ensaio, Zezo afirma que, com certeza, a população vai representar. “Reservamos as três últimas alas para a equipe de Jundiaí. Eles desfilaram e brincaram muito bem. Estavam todos animados”.

Carlos Muvuca e a comissão de frente: "Jundiaí representando o paraíso"

Carlos Muvuca e a comissão de frente: “Jundiaí representando o paraíso”

Jundiaí no Rio
Dois ônibus e um microônibus levaram jundiaienses ao Rio para o ensaio técnico na noite de sábado. Após sete horas de viagem, cerca de 150 pessoas pisaram na Sapucaí para representar a cidade.

O diretor de Cultura da Prefeitura de Jundiaí, Eufraudísio Modesto Filho, salienta a importância do intercâmbio cultural entre as cidades. “A ideia da escola foi tão grandiosa que a Prefeitura fez questão de estar aqui junto, com a organização do carnaval, com a liga de Jundiaí, para receber esta homenagem e levar para nossa cidade um pouco do carnaval do Rio de Janeiro”.

As 40 meninas da escola Portal do Egito vão compor a ala de Jundiaí com dança do ventre e outras coreografias – mantidas em segredo. “É incrível poder destacar nossa cidade no maior carnaval do mundo. Estamos muito animadas para dançar na Sapucaí”, diz a coreógrafa do grupo, Débora Spina.

 


Por Luiza de Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/27/carnaval-jundiaienses-agitam-ensaio-da-santa-cruz-na-sapucai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original