Defesa Civil atua preventivamente no Núcleo Sorocabana

Publicada em 15/01/2014 às 16:15

A instabilidade climática registrada nos últimos dias deve continuar, segundo a previsão metereológica – inclusive com possibilidade de chuvas acompanhadas de ventos fortes, principalmente nos finais de tarde. E foi com essa informação, enviada por meio de mensagens via telefone celular, que a Defesa Civil de Jundiaí alertou os moradores do núcleo de submoradias do Jardim Sorocabana, no início da noite dessa terça-feira (14), quando voltou a chover forte em algumas regiões da cidade.

MAIS
Ambulatório de MI da cidade será reformado

Galerias são limpas, com auxílio de hidrojato

Galerias são limpas, com auxílio de hidrojato

Claudemir Pinheiro, líder comunitário que mora há 23 anos no local, disse que tão logo recebeu a mensagem da Defesa Civil no aparelho, correu avisar as famílias que habitam as áreas mais baixas do núcleo (onde o risco de enchentes é maior). “Fizemos o que foi recomendado, que é procurar abrigo em local mais seguro”, disse. Enviar mensagens aos telefones celulares dos moradores é um dos novos serviços que têm auxiliado a Defesa Civil no trabalho de prevenção nas áreas de risco da cidade.

Na manhã desta quarta-feira (15), os agentes da Defesa Civil Juliana Mazzei Segala e Marcos Guaicuru acompanharam os trabalhos de limpeza das galerias do Núcleo Sorocabana, como medida preventiva, para que, enquanto durar o período de instabilidade, os riscos sejam minimizados.

Claudemir: "Mensagem ajudou"

Claudemir: “Mensagem ajudou”

De acordo com Juliana, o acúmulo de sujeira e de barro nas galerias, que deveriam servir apenas à coleta de esgoto, tem provocado pontos de enchentes no local. “O que é possível fazer agora é liberar a galeria para evitar novos pontos de enchente”, explicou. Além do trabalho do caminhão equipado com hidrojato, também foram distribuídos produtos de limpeza para as famílias desinfetarem as residências atingidas pela enchente.

Balanço
As chuvas da terça-feira (14) causaram problemas isolados em alguns bairros, como o Jardim Santa Gertrudes – onde houve queda de uma árvore e enxurradas muito fortes. Também no Caxambu houve registro de enxurradas acima do normal, como informou a Defesa Civil. No entanto, foram registrados picos de 8 mm de chuva, quando o limite é de 80 mm em três dias. “A situação está tranquila, o que preocupa são os ventos que estão chegando com força junto com a chuva”, alertou Juliana.

Por Assessoria de Imprensa
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/15/defesa-civil-atua-preventivamente-no-nucleo-sorocabana/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original