Ivoturucaia: Falamansa inaugura ‘Cultura nos Bairros’

Publicada em 26/01/2014 às 18:04

Com um campo de futebol transformado numa arena de shows, o bairro de Ivoturucaia recebeu nesse domingo (26) o evento inaugural do projeto ‘Cultura nos Bairros’, idealizado este ano pela Prefeitura de Jundiaí. O conhecido grupo de forró Falamansa tocou e cantou para mais de 1 mil pessoas, na maioria jovens, que aproveitaram o evento com palco e som de alta qualidade para transformar o gramado em uma pista de dança. A próxima rodada do projeto já tem nome e destino: o violeiro Almir Sater estará no bairro Santa Gertrudes, dia 15 de março.

MAIS
Confira as fotos do projeto “Cultura nos Bairros”
Fórum Permanente do Centro inicia debate de propostas

Marcelo e Aline transformam gramado em pista de dança

Marcelo e Aline transformam gramado em pista de dança

“Não se trata de um projeto apenas para levar shows aos bairros mais distantes do Centro. Estamos preparando também uma agenda cultural com oficinas e eventos de artistas locais, como aconteceu na abertura deste show com a cantora Fernanda Bueno e o grupo Forró di Foli”, explicou o secretário de Cultura, Tércio Marinho.

A analista Luciana Mazzoli comentou que a iniciativa é surpreendente e que o evento poderia ter ainda mais público se os moradores da cidade estivessem acostumados com esse tipo de projeto. “É muito bom. Fiquei sabendo sexta-feira (24) e combinei com amigas para acompanharmos o Falamansa”, explicou.

Os artistas fizeram sua parte. Depois dos shows locais aquecerem o palco, a atração principal agradou ao gastar seus principais cartuchos, como “Xote da Alegria”, logo no começo do show. Iniciada às 17h25, a atração seguiu com releituras de clássicos do gênero, como Luiz Gonzaga, que teve o centenário comemorado em 2013. Eclético, o grupo também promoveu surpresas como a releitura de clássicos do rock em balanço de forró.

Uma grande estrutura de apoio com banheiros químicos, segurança, saúde e orientação de trânsito garantiu um fluxo bastante tranquilo ao evento com a presença do coordenador do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Thiers Marques.

Se o bairro de Ivoturucaia é um dos extremos da zona Leste e o próximo, Santa Gertrudes, tem essa posição na zona Sul, o projeto também está definindo as atrações e locais para as zonas Oeste e Norte. Os detalhes serão definidos posteriormente, de acordo com a Secretaria de Cultura.

Falamansa no palco: ‘Cultura nos Bairros’

Falamansa no palco: ‘Cultura nos Bairros’

De todo lugar
A originalidade do projeto atraiu até visitantes de outras cidades. O casal formado por Marcelo Mantey e Aline Medeiros, por exemplo, saiu de Campinas e se orientou pelo GPS para chegar até o campo de futebol no bairro de Ivoturucaia. “Tirando um trevo novo na rodovia João Cereser (com rodovia Constâncio Cintra), chegamos sem problemas. Adoramos o Falamansa”, explicaram.

No intervalo dos shows, o diretor de Cultura e mestre de cerimônias Eufraudísio Modesto concedeu a palavra ao padre Júlio Freitas, que vai ser parceiro com espaço de salão comunitário para novas atividades, e ao vereador Rogério Ricardo, que lembrou ser a primeira vez em que uma grande atividade cultural era promovida no bairro. Mas foram palavras rápidas, porque o público estava ali para ouvir ou dançar.

Para o ator e palhaço Maurílio Cayres, o Rick, que foi ao campinho para apreciar o show, ajustes podem ser feitos a partir do primeiro evento do projeto. “Mas esse caminho está certo, levando atividades culturais para os bairros”, comentou.

Por José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/26/ivoturucaia-falamansa-inaugura-cultura-nos-bairros/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original