Procon Jundiaí orienta consumidores na volta às aulas

Publicada em 13/01/2014 às 16:49

Em função da Copa do Mundo, que será realizada nos meses de junho e julho no Brasil, a volta às aulas neste ano será antecipada. A rede estadual e o Sesi iniciam o ano letivo no dia 27 de janeiro. Já na rede municipal, o retorno está marcado para o dia 5 de fevereiro. Para auxiliar os pais na compra do material escolar, o Procon Jundiaí está divulgando uma série de recomendações, que podem contribuir para eliminar gastos desnecessários na hora da compra.

MAIS
Material escolar: Dez dicas do Procon

Material escolar: pais precisam ficar atentos

Material escolar: pais precisam ficar atentos

De acordo com o diretor do órgão, Adílton Garcia, além das recomendações, está sendo preparada para os próximos dias a tradicional pesquisa do Procon, que vai indicar as variações de preços do material escolar nos principais estabelecimentos comerciais da cidade.

Adílton Garcia, diretor do Procon: evitar gastos desnecessários

Adílton Garcia, diretor do Procon: evitar gastos desnecessários

“Essa pesquisa é muito importante para que os pais possam fazer a opção pelas lojas onde os preços estiverem mais acessíveis”, diz Adílton.

Ele sugere também cautela às pessoas que desejam fazer suas compras pela internet. “O consumidor, seja na compra de material escolar ou de qualquer outro produto ou serviço pela internet, precisa ter acesso às informações sobre a loja física também, para o caso de precisar efetuar uma troca ou se tiver problemas com a compra”, adverte. Segundo Adílton, existem muitas formas de se apurar se um site de vendas é seguro ou não.

Materiais abusivos
O Procon lembra que a Lei 12.886/2013 sofreu uma alteração no fim do ano passado, classificando o que pode ser uma ação abusiva por parte das escolas dentro do quesito lista de material escolar. Materiais de uso coletivo, por exemplo, como tintas para impressoras, envelopes, materiais de escritório em geral e descartáveis não podem ser exigidos dos alunos, pois não são necessários ao aprendizado do aluno. “É um item sobre o qual os pais precisam ficar atentos”, recomenda o diretor do Procon.

Por Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/13/procon-jundiai-orienta-consumidores-na-volta-as-aulas/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original