Solar do Barão recebe exposição “40 anos do Salão de Humor”

Publicada em 09/01/2014 às 17:31

Nesta quinta-feira (9), começou a exposição “40 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba” no Museu Histório e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão. Estão expostos 20 paineis com os desenhos premiados do salão durante seus 40 anos. Um dos destaque da mostra são as charges, que retratam grandes acontecimentos do Brasil pela visão do humor.

MAIS
Carnaval 2014: Inscrições para a corte são prorrogadas
Festa da Uva: Atrações para todos os gostos

piracicabahumorG

“O salão de Piracicaba hoje é uma referência para o humor no País. Uma equipe do museu fez uma visita técnica à exposição do ano passado, quando questionamos se haveria um material itinerante dos acervos do salão. A resposta foi afirmativa e hoje temos aqui no Museu obras de grandes desenhistas brasileiros”, explica o historiador Alexandre Oliveira.

Entre as obras estão trabalhos produzidos por Laerte Coutinho, Chico Caruso e Angeli, além de desenhos de outros países, como Irã, Romênia, Turquia e Ucrânia. “O grande barato da exposição é que a história do Brasil é contada nestes paineis. É uma visão crítica de tudo que acontecia naquela época. Temos charges da ditadura militar, sobre a preservação do meio ambiente, sobre a sociedade de hoje. Está muito interessante”, diz Alexandre.

A exposição vai até o dia 15 de fevereiro. A entrada é gratuita. O Museu Histórico e Cultural de Jundiaí fica na rua Barão de Jundiaí, 762, no Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

O Salão
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante o período da ditadura militar. A iniciativa foi de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais que tinham a ideia de inserir uma mostra de humor gráfico no Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba.

A realização do primeiro salão foi feita em parceria com a equipe da revista “O Pasquim”, do Rio de Janeiro. Hoje, o Salão é referência no mundo. Obras de cartunistas como Ziraldo, Millôr, Luis Fernando Veríssimo e Laerte já foram expostas no evento.

Por Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/01/09/solar-do-barao-recebe-exposicao-sobre-os-40-anos-do-salao-de-humor/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original