Superpipa e Capucheta vão lutar contra o uso de cerol
Publicada em 20/01/2014 às 19:40Dois simpáticos super-heróis vão mostrar às crianças e adolescentes de Jundiaí dicas para soltar pipa de forma segura e sem cerol. Panfletos desenvolvidos pela Secretaria de Comunicação Social com o baixinho Capucheta e o grandalhão Superpipa já estão sendo distribuídos pela Guarda Municipal, por meio da Ronda Escolar.
MAIS
Viaduto da Ponte São João já está de cara nova
Sorocabana: Defesa Civil acompanha demolição de muro
Aproveitando o período de férias, o material já está sendo entregue à garotada e adultos em vários bairros da cidade. “A intenção é conscientizar pais e filhos durante o ano inteiro, com distribuição permanente dos panfletos. Por isso, além dessas entregas nas ruas, ao longo do ano os GMs irão às escolas trabalhar o assunto com as crianças”, explica o comandante da GM, José Roberto Ferraz.
O comandante explica que, atualmente, a GM recebe diversas denúncias sobre uso de cerol nas linhas de pipa. Em uma primeira abordagem, os guardas realizam apenas orientação. “A ideia não é punir e sim fazê-los entender os perigos do uso desse material. Em um segundo momento, adotamos uma postura mais enérgica, acionando os pais, conselho tutelar e Juizado de Menores”.
O secretário de Comunicação Social, Cristiano Guimarães, destaca que a criação dos personagens, informações e ilustrações foram feitas exclusivamente pela equipe da pasta. “Nossa preocupação foi de orientar não só as crianças, mas também os adultos, inclusive ciclistas e motociclistas que se transformaram nas principais vítimas do cerol”, comenta, lembrando que o material traz orientações como instalação de antena para aparar a linha da pipa e uso de capacete fechado com viseira abaixada.
Cristiano Guimarães também frisa a importância da produção deste tipo de material. “Ter profissionais de qualidade no quadro de colaboradores da secretaria faz toda a diferença, pois isso garante agilidade e excelência nos trabalhos realizados. Desta forma, atingimos o objetivo determinado pelo prefeito Pedro Bigardi, que é cuidar das pessoas de nossa cidade”.
Crime
O cerol é uma mistura de cola com cacos de vidro moídos e serve para cortar a linha de outras pipas. Segundo o comandante Ferraz, quando um jovem maior de 12 anos é flagrado portando linha com cerol, é possível registrar a ocorrência como ato infracional. Após os 18 anos, o uso do material configura crime de periclitação de vida (quando pode lesar uma pessoa).
Entre as dicas dos heróis Capucheta e Superpipa, estão: nuca use cerol; não solte pipas em dias de chuva ou relâmpagos e perto da fiação elétrica; não solte pipas em lajes ou telhados; procure locais abertos como praças, parques ou campos de futebol; entre outras. O material explica ainda o que é cerol e os riscos do uso. Há ainda orientações de como montar uma pipa.
Por Luana Dias
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
23/11/2024
Alunos da Flórida Mestag tornam-se cientistas durante mostra e feira de Ciências
-
22/11/2024
Homenagens a agentes marcam aniversário de 75 anos da Guarda Municipal
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
15/11/2024
Novo Canil da GM reforça a segurança e agrada moradores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original