Setransp faz campanha educativa nas escolas

Publicada em 10/02/2014 às 17:51

Com ações lúdicas e educativas, a Secretaria de Transportes, com apoio da Guarda Municipal, iniciou na semana passada a campanha “Faça sua parte na volta às aulas”. Nesta segunda-feira (10), a ação foi realizada na Emeb Pedro de Oliveira, na Ponte São João.

MAIS
Na Escola de Governo, prefeito recebe 36 novos servidores

Um dos focos é a travessia segura de pedestres

Um dos focos é a travessia segura de pedestres

As ações contam com o trabalho de uma equipe formada por agentes de trânsito, guardas municipais da Ronda Escolar e funcionários do Departamento de Educação no Trânsito, além do auxílio do mascote Farolito e de três atores que dão um tom descontraído à campanha.

A diretora de Trânsito, Regina Romão, acompanhou o trabalho e destacou a importância da campanha. Segundo ela, as ações de volta às aulas fazem parte do Programa de Humanização do Trânsito (PHT), que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Transportes desde o início do ano passado. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância da segurança no trânsito e reduzir o número de acidentes.

De acordo com Regina, a campanha de volta às aulas prioriza a segurança na travessia de pedestres, o uso correto do cinto de segurança e da cadeirinha e o estacionamento regular próximo às escolas. “Este tipo de ação lúdica chama a atenção. A gente espera que os pais tenham consciência de como se comportar no trânsito, principalmente perto das escolas”, destaca Regina.

A ação conta ainda com uma equipe na distribuição de panfleto educativo com dicas de comportamento para melhorar o trânsito, como evitar fila dupla, respeitar os locais de embarque e desembarque, não parar nas vagas de veículos escolares ou sobre a faixa de pedestre e respeitar a velocidade máxima da via.

Atores auxiliam na campanha de volta às aulas

Atores auxiliam na campanha de volta às aulas

Após a campanha, que termina nesta sexta-feira (14), os agentes de trânsito da Secretaria de Transportes continuam fazendo o trabalho de orientação e fiscalização nas escolas durante todo o ano. “Os agentes têm uma escala e percorrem as escolas para acompanhar a entrada e saída”, explica a diretora.

Além da campanha, Regina destaca que a equipe de engenharia realizou um trabalho de reforço na sinalização no entorno das escolas, como pintura de faixas e instalação de placas de trânsito.

Ao todo, a campanha vai passar por dez escolas, tanto da rede pública quanto da privada.

Confira a programação dos próximos dias:

Terça-feira, dia 11 – Emeb Ivo de Bona, Almerinda Chaves (das 12h20 às 13h10)
Quarta-feira, dia 12 – Emeb José Pedro Raymundo, Vila Rio Branco (das 12h10 às 13h10)
Quinta-feira, dia 13 – Emeb Gloria da Silva R. Genovese, Vila Cristo (das 12h10 às 13h10)
Sexta-feira, dia 14 – Colégio Tableau, Centro (das 12h15 às 13h10)

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/10/volta-as-aulas-transportes-faz-campanha-educativa-nas-escolas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original