Plano Diretor Participativo abre com 130 mil questionários

Publicada em 12/02/2014 às 17:37

A Prefeitura de Jundiaí prepara a distribuição de 130 mil impressos com as primeiras questões para o novo Plano Diretor Participativo. O objetivo é apontar os rumos que a população pretende para o crescimento urbano e para a preservação de bens comunitários, ambientais e culturais da cidade.

MAIS
Capacitação do Plano Diretor tem início

Secretária Daniela da Câmara: poder público e comunidade

Secretária Daniela da Câmara: poder público e comunidade

Os moradores vão receber esse material junto com as contas de água e poderão devolvê-lo preenchido em urnas colocadas em mercados, casas lotéricas e até agências bancárias”, conta a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Camara Sutti. “Esta é uma das solicitações do prefeito Pedro Bigardi: elaborar um Plano Diretor com a participação da sociedade, de forma legítima, construindo olhares e ações para a Jundiaí que queremos.”

A consulta pública vai envolver também um outro lote de formulários que serão trabalhados com estudantes das escolas públicas municipais e estaduais, como trabalho de classe para discussão com as famílias. E ainda para entidades, associações de moradores, sindicatos, ONGs e grupos da sociedade civil.

“A partir desse documento vamos sistematizar tudo e promover oficinas descentralizadas pela cidade para trabalharmos em um ou mais fóruns previstos para meados do ano”, explica Daniela, sobre o passo seguinte para formar um outro resultado, desta vez chamado de “Jundiaí Que Queremos” a ser aprovado em um Congresso, com representantes que definem a minuta final a ser encaminhada para a Câmara Municipal.

Discussões têm acontecido no Complexo Argos

Discussões têm acontecido no Complexo Argos

Planejamento
Para o diretor de Planejamento da Prefeitura, Décio Pinheiro Pradella, esse processo vai ser um desafio e um aprendizado, pois as pessoas estão acostumadas a participarem em questões pontuais como um buraco na rua, o horário do ônibus e outros problemas imediatos. “Mas tudo isso também faz parte das questões envolvidas com o planejamento da cidade e sua gestão”, diz.

José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Paulo Grégio e Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/12/plano-diretor-participativo-abre-com-130-mil-questionarios/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original