Capacitação do Plano Diretor tem início

Publicada em 11/02/2014 às 10:10

A Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente e a Escola de Governo e Gestão do Município deram início aos cursos de capacitação do Plano Diretor Participativo nesta segunda-feira (10) para o corpo técnico municipal e para segmentos e conselhos.

MAIS
Área de lazer é inaugurada na Vila Alvorada

Sidney Piochi deu início as capacitações para o corpo técnico municipal

Sidney Piochi deu início as capacitações para o corpo técnico municipal

O nosso objetivo é passar informações mais atualizadas, mostrar toda a dinâmica do processo e transformar os participantes em uma massa crítica que entenda e possa contribuir com as questões do Plano Diretor”, afirma a secretária Daniela da Camara Sutti.

A aula inaugural desta segunda foi com o arquiteto Sidney Piochi Bernardini. Ele tratou do tema planejamento urbano e territorial ao trazer os questionamentos do que é planejamento, suas etapas e implicações. Sidney também abordou o processo de redemocratização do país após a Constituição de 1988.

Com vasta experiência no desenvolvimento do Plano Diretor na região de Mauá, Santo André, Vinhedo, Hortolândia e Amparo, Sidney diz que a capacitação para construir o plano é essencial. “Conhecer as questões e problemáticas é uma forma de aproximar as pessoas”, destaca.

Complexo Argos

No período noturno a capacitação foi voltada para representantes de conselhos, inclusive do Plano Diretor que teve sua diretoria eleita na última quinta (6), associações de bairros, organizações não-governamentais, entre outros. O encontro foi no auditório da Biblioteca Municipal Nelson Foot, no Complexo Argos.

João Osny parabeniza a iniciativa e pretende levar informação para o bairro

João Osny parabeniza a iniciativa e pretende levar informação para o bairro

A diretora de Planejamento Participativo da Prefeitura de Santo André, Valéria Ortega ministrou a aula e abordou o tema: democracia participação cidadã, Conselhos e Fundos.

Ela destacou a importância dos conselhos e principalmente do desenvolvimento da vontade política em ouvir. “Muito se fala em participação na gestão democrática, mas pouco se aplica, portanto, é essencial esse olhar do poder público em entender a necessidade da dar voz para aqueles que estão envolvidos com os problemas e situações diárias”, afirma.

O aposentado João Osny Cunha é morador do Jardim Tarumã há 30 anos, e além de participar da associação de moradores do bairro, também é um agente de desenvolvimento local e faz parte da Rede Social do São Camilo. Ele foi convidado a participar das capacitações e se diz satisfeito em ter essa oportunidade.

“Foi uma iniciativa muito inteligente do poder público, porque quem realmente conhece as dificuldades de cada bairro é o morador”, diz. Mas ele ressalta que a população tem que aproveitar essas chances. “Não basta apenas criticar e quando aparece uma oportunidade como esta ninguém participa”, diz. Ele pretende comparecer em todos os cursos e tem como meta transmitir as informações nas reuniões agendadas ainda este mês com as entidades das quais faz parte.

Os participantes do corpo técnico terão aulas ministradas no Paço Municipal até o dia 26, na parte da tarde. Os segmentos e conselhos terão os encontros até o dia 20 de fevereiro, à noite, no auditório da Biblioteca Municipal, localizada no Complexo Argos, na Vila Arens. Mais informações pelo telefone (11) 4589-8557.


Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/11/planejamento-da-inicio-nas-capacitacoes-do-plano-diretor/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original