Fumas dá novos passos no trabalho social do São Camilo

Publicada em 13/02/2014 às 19:03

Nesta quinta-feira (13), representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Jundiaí participaram da segunda etapa da capacitação e assessoramento para o desenvolvimento local no Jardim São Camilo, promovido pela Fumas (Fundação Municipal de Ação Social) em parceria com o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem).

MAIS
Plano Diretor Participativo abre com 130 mil questionários

A capacitação tem o propósito de somar o trabalho social ao desenvolvimento do projeto habitacional no São Camilo. De acordo com o superintendente da Fumas, Rodrigo Mendes Pereira, o desenvolvimento deste projeto depende do comprometimento dos servidores.

Rodrigo Mendes: "Comprometimento é a palavra-chave"

Rodrigo Mendes: “Comprometimento é a palavra-chave”

“Por enquanto a oficina está sendo realizada com o poder público, mas em um próximo passo haverá a interface com a comunidade. Estas oficinas vão além do trabalho de reurbanização do São Camilo, pensamos no trabalho social com os moradores.”

Após a primeira etapa, realizada em dezembro de 2013, esta segunda tem como objetivo encontrar propostas práticas e aplicáveis para o desenvolvimento do bairro. “Vamos estimular as ideias do que cada um pode contribuir, dentro da sua área, para o desenvolvimento do bairro. Além de discutir sobre a articulação e comunicação entre as secretarias, e as burocracias que existem no processo”, explica o consultor de projetos do Senac, Fausto Gentile.

Capacitação: desenvolvimento do São Camilo

Capacitação: desenvolvimento do São Camilo

As atividades foram feitas de forma que todos os participantes pudessem refletir e dialogar, baseados nas vivência coletiva e na capacitação que já vem recebendo para realizar o projeto dentro do São Camilo.

Projeto social no bairro
A capacitação, de 1.250 horas, será feita com cerca de 1 mil líderes comunitários que serão agentes multiplicadores de desenvolvimento no Jardim São Camilo. Esses líderes serão identificados por sua atuação social, seja na associação de moradores, entidades religiosas ou pessoas que se destacam na comunidade. Assim, o objetivo é atingir, por meio deles, toda a população do bairro.

A Fumas aposta na formação de empreendedores, para que o desenvolvimento aconteça de forma sustentável na comunidade, por meio de oficinas e reuniões.

Luiza Oliveira
Fotos: paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/13/fumas-da-novos-passos-no-trabalho-social-do-sao-camilo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original