Jardim Sorocabana recebe ação cooperada da Fumas
Publicada em 14/02/2014 às 19:46Por meio de uma ação cooperada, envolvendo equipes da Fumas (Fundação Municipal de Ação Social), Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Transportes, Guarda Municipal e Secretaria de Serviços Públicos, foi feita na manhã desta sexta-feira (14) a demolição de pelo menos 23 garagens construídas por moradores do Jardim Sorocabana e que vinham sendo usadas, irregularmente, como moradias em área pública.
MAIS
Fumas dá novos passos no trabalho social do São Camilo
Fechados, alguns deles se transformaram numa espécie de extensão das moradias existentes naquele núcleo.
“Essa atitude vai contra a política municipal que atua para eliminar os núcleos de submoradias e transferir essas famílias para locais com condições mais dignas”, explica Lázaro Ribeiro, diretor-técnico da Fumas.A ação foi programada há algum tempo e os moradores que cometeram essa irregularidade receberam comunicado antecipado, feito pela Fumas. “Nós avisamos os proprietários das garagens com antecedência que aquilo era proibido e para que pudessem retirar veículos e pertences que mantinham no local”, explicou o diretor-técnico da Fumas. Segundo ele, o prazo dado foi de quase duas semanas.
O trabalho também teve caráter sanitário, já que os caminhões da Secretaria de Serviços Públicos removeram do local uma expressiva quantidade de entulhos e lixo, acumulados ao longo dos últimos meses. “Além de tudo, vai ficar um ambiente mais saudável para as pessoas que residem aqui, pois a sujeira está sendo toda removida”, apontou Lázaro Ribeiro, da Fumas.
Além do lixo e entulho, a equipe da Fiscalização de Trânsito providenciou a remoção, com uso de guinchos, de pelo menos quatro carcaças de carros que tinham sido desmanchados no local.Sorocabana
Recentemente, a Prefeitura teve de intervir para a demolição de um muro construído por uma empresa, às margens do Rio Jundiaí, na divisa com os barracos. Com mais de 3 metros de altura, os riscos eram iminentes e a demolição preventiva foi resultado de um acordo com os empreendedores.
A administração municipal atua com duas frentes de trabalho dentro dos programas voltados à erradicação dos núcleos: uma é a reurbanização, nas áreas onde há viabilidade para execução de projetos. Outra é a construção de casas ou apartamentos em outras regiões da cidade, para permitir a remoção das famílias das áreas de risco. Todos os projetos e programas contam com financiamento tanto do governo municipal quanto recursos dos governos estadual e federal.
Alcir de Oliveira
Foto: Cleber de Almeida
-
13/06/2024
Biblioteca comunitária recebe doação de livros e será aberta ainda em junho no Jardim Fepasa
-
08/06/2024
Emoção marca a entrega de 340 escrituras no Jardim Novo Horizonte
-
26/04/2024
Habitação social: Jundiaí será contemplada com mais 200 novas unidades via CDHU
-
22/04/2024
Jundiaí vai ganhar 300 novas unidades habitacionais de interesse social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original