Plano Diretor entrega formulários à sociedade civil

Publicada em 18/02/2014 às 11:59

Dando continuidade ao processo de envolvimento e participação dos setores sociais na discussão do Plano Diretor, a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente entregou, na noite de segunda-feira (17), formulários confeccionados especificamente à sociedade civil organizada (ONGs, associação de moradores, entidades profissionais entre outros). O encontro com o segmento ocorreu no auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot.

FIQUE POR DENTRO DO PLANO DIRETOR

Após a entrega do documento – composto por nove questões e com data de entrega para 6 de março – teve início o quarto dia de capacitação para esse grupo. Na oportunidade, o arquiteto e urbanista Sidnei Piochi abordou a importância da lei federal conhecida como Estatuto da Cidade em reger os desdobramentos do Plano Diretor.

Daniela, secretária: "Construindo o futuro da cidade"

Daniela, secretária: “Construindo o futuro da cidade”

Para a secretária da pasta, Daniela da Camara Sutti, a ideia é que, até o fim do ano, uma peça final (minuta), resultado de todas as etapas de discussão popular, seja encaminhada para avaliação na Câmara Municipal.

“Mas o prazo não pode e não deve limitar a qualidade do processo. Nós estamos construindo uma cultura na cidade de participação popular em todos os estágios do debate”, observa. Ainda para a secretária, a cada reunião, o envolvimento aumenta. “Queremos uma discussão de alto nível, entender a cidade que temos e a cidade que queremos ter”, explica, ao apontar o ineditismo no processo de capacitação dos envolvidos.

O diretor de Planejamento, Décio Pinheiro Pradella, esclarece que foram feitos três tipos de formulário: um voltado para o cidadão comum, que vai recebê-lo junto com a conta da água; outro voltado para alunos da rede municipal e estadual de ensino e, por fim, um terceiro que atende a sociedade civil organizada. “Vamos cruzar essas informações, entendendo o olhar de cada segmento.”

Pradella também salienta que os moradores da zona rural que não recebem a conta da água em casa irão participar. “Nem que tenhamos de fazer uma força-tarefa e levar esses questionários de porta em porta. Nosso esforço é fazer com que a ferramenta seja a mais participativa e abrangente possível, como nunca aconteceu antes.” Somando todos os tipos de formulário, aproximadamente 150 mil serão distribuídos em toda a cidade.

Formulários entregues à sociedade civil

Formulários entregues à sociedade civil

Cidade Democrática
Aos 24 anos e à frente do site Cidade Democrática, Henrique Parra Parra Filho diz que foi convidado pela pasta para participar das discussões do Plano Diretor. “Vamos acompanhar o passo a passo para avaliarmos quão aberto está esse canal. Por meio de um rodízio de voluntários, temos acompanhado tudo o que vem sendo discutido e, depois, a ideia é levar essas informações para o site”, argumenta.

Representando a Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário), Ricardo Benassi mostrou-se otimista sobre a participação social em todas as fases da discussão. “Achei ótimo. Está mais organizado e, com isso, a aproximação popular deve aumentar. A preocupação com a capacitação também é outro ponto de destaque. Tenho vários profissionais na Associação que estão envolvidos em contribuir com essas discussões”, revela.

Participação popular
Nos dias 5 e 6 de janeiro de 2011, o eletricista João Osny Cunha, 57 anos, padeceu com a perda de quatro amigos, todos da mesma família, soterrados em um deslizamento de terra no Jardim São Camilo. Já atuante em frentes sociais, ele transformou a tragédia em incentivo para arregaçar as mangas e participar das discussões que envolvem o futuro da cidade.

Diretor da Associação de Moradores do Jardim Tarumã e integrante de uma ADL (Agentes de Desenvolvimento Local) do bairro São Camilo, seu João se emociona ao contar as histórias de vida e vê a parceria entre poder público e sociedade como certeira. De cara, garante que pretende participar dos cursos de capacitação. “Temos a possibilidade de expor a visão do cidadão comum, que é aquele que mais entende do lugar em que mora e dos problemas que enfrenta”, diz, afirmando que – como um bom agente multiplicador – se encarrega de levar as notícias das reuniões aos moradores dos dois bairros.

Participe
Não deixe de responder o questionário da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente quando ele chegar até você. Participe e contribua para uma cidade cada vez melhor. A devolução do documento preenchido poderá ser feita em urnas colocadas em mercados, casas lotéricas e até agências bancárias.

Thiago Secco
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/18/plano-diretor-entrega-formularios-a-sociedade-civil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original