O que é Patrimônio Imaterial? Palestra na Casa das Letras explica

Publicada em 19/10/2015 às 15:22

A Secretaria de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural, realiza, no dia 10 de novembro, às 19h, na Casa das Letras e Artes, a palestra “O que é Patrimônio Imaterial?”, com a pesquisadora Alessandra Ribeiro.

LEIA TAMBÉM
Prefeito Pedro Bigardi celebra as raízes italianas em Jundiaí
Prefeitura divulga mapa com identificação do Polígono Histórico
Cultura e educação são tema de mesa-redonda no Complexo Argos

Romaria Diocesana Masculina foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Jundiaí

Romaria Diocesana Masculina foi reconhecida como Patrimônio Imaterial de Jundiaí

Segundo o diretor de Patrimônio Histórico e Cultural, Donizetti Aparecido Pinto, o evento tem como proposta esclarecer a população sobre o Patrimônio Imaterial, tema da lei 564/2015, recém-sancionada pelo prefeito Pedro Bigardi, que sistematiza as tratativas relacionadas ao tema na cidade. “É importante que os principais atores da questão estejam cientes da importância do registro de suas ações como Patrimônio Imaterial, pois, com a nova política regulamentada, fica na incumbência do poder público atuar de forma pedagógica perante a sociedade civil”, afirma o diretor.

Casa das Letras e Artes fica na rua Rangel Pestana, 456

Casa das Letras e Artes fica na rua Rangel Pestana, 456

A Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural já trabalha no registro de bens imateriais da cidade. O evento complementa parte do processo estabelecido na implementação da Lei. “Recebemos a demanda via Câmara Municipal, por se tratar de uma questão importante para a sociedade jundiaiense e, com a sanção do Executivo, agora é nossa obrigação fazer o processo acontecer”, analisa o Secretário de Cultura, Tércio Marinho.

A palestrante
Alessandra Ribeiro é pesquisadora e liderança do “Jongo Dito Ribeiro de Campinas”, e atua como defensora das políticas de salvaguarda em todos níveis: nacional, estadual e municipal. Sua formação acadêmica tem ênfase na área de estudos da África e Cultura Afro pela PUC Campinas desde 2005, pela qual é formada em História, com um Trabalho de Conclusão de Curso sobre a manifestação do jongo (dança brasileira de origem africana) e suas representações nas produções audiovisuais. É mestre pela PUC – Campinas com a dissertação “Requalificação Urbana: A Fazenda Roseira e a Comunidade Jongo Dito Ribeiro”. Atualmente é doutoranda, com pesquisa sobre as Matrizes Africanas em Campinas, também pela PUC.

A palestra é aberta ao público geral. A Casa das Letras e Artes fica na rua Rangel Pestana, 456, Centro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo pessoal/Vânia Feitosa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/10/19/o-que-e-patrimonio-imaterial-palestra-na-casa-das-letras-explica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original