Formandos do Pronatec têm noite de festa no Parque da Uva

Publicada em 21/02/2014 às 22:39

Alexandre Santana, 43 anos, escolheu a melhor camisa do seu guarda-roupas para noite desta sexta-feira (21) e pegou suas fiéis companheiras, as muletas, para seguir com a família para o Parque da Uva. A noite era de festa para ele e para os mais de 470 alunos que receberam o certificado de conclusão dos cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do Governo Federal. Eles ganharam uma nova perspectiva de vida.

MAIS
Emprego: PAT tem vagas para diversos segmentos

Inscrições para cursos do Funss vão até dia 25

Rita de Cássia: "Agora vou batalhar para montar o meu próprio salão de beleza"

Rita de Cássia: “Agora vou batalhar para montar o meu próprio salão de beleza”

O formando perdeu o emprego após cair de uma altura de mais de 2 metros e comprometer a medula. Há um ano antes de iniciar o curso de desenhista mecânico pelo Senai, Alexandre se viu em um quadro de depressão. “Não tinha vontade nem de levantar da cama”, confessa. Hoje, depois de três meses de curso, o aluno adaptou seu aprendizado para projetar móveis e já conseguiu fechar parceria com mais de uma loja.

“Estou muito feliz e realizado, porque agora posso voltar a ter vida e uma profissão”, conta. A sua mulher, Elisangela Pulido Santana, 32 anos, também se formou como recepcionista, e pretende fazer outro curso para auxiliar administrativo. “Quero trabalhar e ajudar nas despesas de casa.”

Sonho
A formanda Rita de Cássia da Silva Costa, 44, moradora do Jardim Santa Gertrudes também conseguiu realizar o sonho de ser dona do seu próprio sustento ao concluir o curso de manicure e pedicure pelo Senac. “Eu sempre trabalhei registrada, mas nunca desisti do sonho de montar o meu próprio negócio”, diz. Atualmente ela trabalha em um salão de beleza e atende a domicílio. O próximo passo, segundo ela, é montar o seu salão. “E eu vou conseguir.”

Elena Pereira de Campos, 47, mora no Rio Acima e na noite desta sexta-feira recebeu o certificado dos cursos de desenhista mecânico e padeiro. “Aprendi que ninguém fica sem comer, e agora consigo até economizar, porque faço as minhas próprias massas.”

Rita de Cássia: "Agora vou batalhar para montar o meu próprio salão de beleza"

Rita de Cássia: “Agora vou batalhar para montar o meu próprio salão de beleza”

Para a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), Marilena Negro, a satisfação em partilhar um momento tão importante na vida de cada formando é muito grande.

“Nós nos empenhamos muito nesse trabalho, antes mesmo de chegar nas salas de aula, por isso, é fundamental ver que cada um soube aproveitar muito bem essa oportunidade”, afirma.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato afirmou que ao receberem o certificado, os formandos dão um passo adiante na vida. “É uma qualificação profissional de forma rápida e um estímulo para que não parem de estudar”, diz.

O diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão do Município, Marcelo Lo Monaco representou o prefeito Pedro Bigardi e desejou que o sucesso dos formandos se multiplique.

Os alunos foram homenageados pelo coral do Criju (Centro de Referência do Idoso de Jundiaí) com regência de André Minuti.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/21/formandos-do-pronatec-tem-noite-de-festa-no-parque-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original