CARNAVAL: Segurança garantida na passarela do samba
Publicada em 24/02/2014 às 15:45Um efetivo de 50 guardas municipais – integrantes do plantão diário, patrulhamento comunitário com motocicletas e do Canil – estará nas ruas no período do Carnaval, a partir de sábado (1). A Operação Carnaval 2014, coordenada pelo comandante da Guarda Municipal, José Roberto Ferraz, vai garantir a tranquilidade dos foliões nos desfiles dos dias 1, 3 e 4 de março, ao longo da avenida Prefeito Luiz Latorre.
São esperadas 30 mil pessoas nos três dias de desfile. “Alcançamos êxito na atuação da Festa da Uva. Toda a equipe foi elogiada pelos resultados alcançados e agora estamos entrando em mais uma grande ação, que será muito criteriosa para garantir a segurança de todos”, avisa o comandante.
Na avenida, a GM terá um espaço reservado para o atendimento e orientação dos presentes. Além disso, os profissionais da Central de Monitoramento Eletrônico estarão sintonizados 24 horas acompanhando toda a movimentação na cidade, como já acontece diariamente. Já existem três câmeras próximas à avenida Luiz Latorre e mais duas serão instaladas para o Carnaval.
“É importante salientar que além do monitoramento em tempo real, as câmeras estão gravando todo o evento, na própria avenida e no entorno. Caso haja alguma situação irregular, poderemos ceder as imagens para a Polícia Civil avaliar”, ressalta Ferraz.
Mais segurança
Para aumentar a segurança do Carnaval deste ano, pelo menos 10 guardas usarão a arma de eletrochoque, não letal. De acordo com o comandante Ferraz, o objetivo é a preservação da vida, por isso a GM opta pelo uso dessa tecnologia, sempre com muito cuidado.
A Guarda Municipal realizará trabalho integrado com a Polícia Militar, além das outras secretarias. A Secretaria Municipal de Transportes realizará a orientação do trânsito, que ficará interditado em virtude dos desfiles.
Os agentes também estarão orientando os motoristas sobre os locais disponíveis para estacionamento. O transporte público coletivo terá linhas com horários especiais à disposição antes e após o evento, oferecendo a facilidade de deslocamento para a população.
A venda e o consumo de cerveja e chope serão observados pela equipe de Fiscalização do Comércio e do Juizado de Menores. “Será importante a interação das equipes, unindo as ações. Atuando desta forma poderemos coibir os principais problemas neste tipo de evento, como o caso do abuso da bebida alcoólica”, completa Ferraz.
Lembrando que o espaço reservado para venda de bebida alcoólica, assim como em 2013, será fechado com a entrada permitida apenas para maiores de 18 anos. Os foliões deverão consumir a bebida somente neste local já determinado.
Desfiles
No dia 1º de março (sábado) se apresentam Marujos da Zona Sul, Arco-Íris e União da Vila; no dia 3 (segunda) desfilam Grupo Afoxé, Cai-Cai e Mocidade Alegre e no dia 4 (terça) Caprichosos de Jundiaí, Leões da Hortolândia e Unidos da Zona Leste. Os desfiles terão início sempre às 19h30, com apresentação da Corte da Alegria 2014. A entrada é gratuita e o acesso às arquibancadas respeitará a ordem de chegada dos cidadãos (não haverá entrega de convites neste ano).
Luiza Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman e arquivo – PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original