Plano Diretor: Questionários e urnas disponíveis à população

Publicada em 28/02/2014 às 18:03

Os moradores de Jundiaí já podem dar suas contribuições para o Plano Diretor Participativo que tem como à frente a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Os 130 mil questionários passaram a ser entregues nesta quinta-feira (27) junto com a conta de água. Outros 20 mil serão entregues para a zona rural do município.

MAIS
Instituto Federal: primeiro curso escolhido

Plano Diretor entrega formulários à sociedade civil

Urnas já estão disponíveis em agências da Caixa, lotéricas e supermercados

Urnas já estão disponíveis em agências da Caixa, lotéricas e supermercados

As urnas para que os moradores possam depositar os questionários também estão sendo entregues nas agências bancárias da Caixa, nas lotéricas e nos supermercados com os endereços indicados no questionário. O material deverá ser devolvido nas urnas até o dia 20 de abril.

As escolas municipais e estaduais receberão as perguntas nas próximas semanas. Já as entidades retiraram os questionamentos durante as capacitações concluídas na sexta (21).

“São questionários que se complementam”, explica a secretária Daniela da Camara Sutti, ao afirmar que o objetivo de fazer as perguntas em papel é o de atingir o maior número possível de pessoas. “Sabemos que, ainda hoje, nem todos têm acesso a computador e optamos pela forma tradicional. Mas abriremos a consulta pública online em outra etapa, também complementar, sem prejuízo ou descarte aos questionários enviados.”

“A partir desse documento vamos sistematizar tudo e promover oficinas descentralizadas pela cidade para trabalharmos em um ou mais fóruns previstos para meados do ano”, explica Daniela, sobre o passo seguinte para formar outro resultado, desta vez chamado de “Jundiaí Que Queremos” a ser aprovado em um Congresso, com representantes que definem a minuta final a ser encaminhada para a Câmara Municipal.

Integrantes do corpo técnico da Prefeitura

Integrantes do corpo técnico da Prefeitura

Capacitações
Para Daniela, as capacitações são apenas o começo de um longo processo, em que o sistema de formação é continuo – mas ela confessa que ficou surpresa com os resultados. “Os cursos oferecidos geraram a curiosidade para refletirem sobre o território, demonstrando que a discussão é mais ampla e impacta diretamente no dia-a-dia de todos”, destaca.

Já para o corpo técnico da Prefeitura, Daniela acredita que foi uma discussão de alto nível. “Tivemos professores, mestres, trazendo dados atualizados e aplicações, e muitos se surpreenderam com o trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao corpo técnico, integrando os olhares do segmento do Urbanismo entre secretarias”, explica.

Nilo Campi da área de planejamento e projetos da concessionária Autoban também elogiou a iniciativa da prefeitura e diz que agora pode ter uma visão de todo o processo e não ficar apenas ligado somente na mobilidade.

Kadija Rodrigues
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/02/28/plano-diretor-questionarios-e-urnas-disponiveis-a-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original