ESPECIAL SANTA CRUZ: Jundiaienses desfilam de madrugada na Sapucaí
Publicada em 28/02/2014 às 18:23O verde e branco tomará conta da Marquês de Sapucaí, na madrugada de domingo (2), com o enredo ‘Do toque do criador à cidade saudável do Brasil – Jundiaí, uma referência nacional’. A Acadêmicos de Santa Cruz vai homenagear Jundiaí no carnaval deste ano. Além das alas específicas sobre a cidade, conta com a participação de cerca de 200 jundiaienses no desfile. Três ônibus sairão do Complexo Fepasa, neste sábado (1), às 8h, rumo ao Rio de Janeiro.
MAIS CARNAVAL
Carnaval: Um novo horizonte para a Caprichosos de Jundiaí
Carnaval: Para levar nota 10, Mocidade aposta na Educação
Carnaval: Afoxé vai para a avenida contra o preconceito
Para as 40 meninas da escola Portal do Egito, que vão compor a ala de Jundiaí com dança do ventre e outras coreografia, as 7 horas de viagem valem a pena. “É incrível poder destacar nossa cidade no maior carnaval do mundo. Estamos preparadas e animadas para dançar na Sapucaí”, diz a coreógrafa do grupo, Débora Spina.
Sobre a participação de Jundiaí no desfile, o presidente da Santa Cruz, Moysés Antonio Coutinho Filho, o Zezo, afirma que, com certeza, a população vai representar. “Reservamos as três últimas alas para a equipe de Jundiaí. Eles desfilaram muito bem no ensaio. Esperamos todos muito animados”.
O enredo
‘Chegou Santa Cruz, o chão vai tremer, a comunidade faz acontecer, é Jundiaí, a inspiração, pra bater mais forte o meu coração’. O refrão do samba enredo vencedor, composto por Preguinho, Léo do Tamborim, Douglas Ramos, Robinho do Cavaco & Rodolfo Frez e interpretado por Igor Vianna, foi realizado após muito estudo.
“Encontramos fotos antigas e arquivos da cidade. Estive uma semana em Jundiaí, tiramos quase 1 mil fotos para iniciar este processo. Fiz um enredo ‘carnavalizado’ em cima da história da cidade. Mostramos Jundiaí em potencial: a melhor cidade para se viver, a questão da agricultura, entre outros aspectos”, diz o carnavalesco da escola, Daniel Ghanem.
Já a comissão de frente representa o momento em que, supostamente, o criador tenha feito a cidade de Jundiaí como o paraíso. “O Brasil precisa conhecer o Brasil. É incrível Jundiaí ser mostrado para todo país. Nós acabamos descobrindo que é uma cidade com uma história linda e passamos isso para os componentes da escola”, afirma o coreógrafo da comissão de frente, Carlos Muvuca.
O desfile
A Santa Cruz, integrante do Grupo A, será a sétima agremiação a desfilar no domingo (2), entre 1h30 e 3h30, na Marquês de Sapucaí.
Com 55 minutos para atravessar toda a avenida (o tempo máximo é de 1 hora), a escola conta com 2,2 mil componentes. São 26 alas, que contam com 280 pessoas na bateria, 100 na ala das baianas, 15 integrantes na comissão de frente e mais 100 crianças.
O público estimado é de mais de 40 mil pessoas, inclusive com transmissões pela emissora de tevê Rede Globo, do Rio de Janeiro, pelo canal UHF.
Luiza Oliveira
Fotos: Alessandro Rosman
-
05/03/2014
Arco-Íris é bicampeã do carnaval de Jundiaí
-
05/03/2014
Positivo
-
05/03/2014
Santa Cruz projeta Jundiaí do Rio de Janeiro para todo o Brasil
-
05/03/2014
Carnaval: Desfiles levam 37 mil pessoas à Luiz Latorre
Baixe as fotos desta notícia na resolução original