Blocos arrastam milhares de foliões às ruas de Jundiaí
Publicada em 02/03/2014 às 19:24Representação legítima do carnaval de rua, os blocos crescem e aparecem nas ruas de Jundiaí. Com ou sem fantasia, não importa, os foliões espalham alegria por onde passam. Neste ano, oito blocos – Chupa Que É De Uva, Basta Vir e Se Divertir, Refogado do Sandi, Carne com Queijo, Ponte Torta, Bloco do Loki, Continuamos na Nossa e Concentra Mas Não Sai – participam do carnaval, resgatando uma tradição da cultura brasileira.
VEJA MAIS FOTOS DO CARNAVAL
Público aprova nova estrutura do carnaval no primeiro dia de desfile
O movimento tem o apoio da Prefeitura de Jundiaí. Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, o crescimento dos blocos indica o reconhecimento da população por esta manifestação legítima, democrática e genuinamente brasileira. Tércio destaca a participação do público de todas as idades, especialmente da juventude e das famílias.
“Todos encontram nesta manifestação um carnaval mais espontâneo, sem regras e livre da obrigatoriedade de fantasias, muitas vezes caras. Esta descoberta está provocando o surgimento de novos blocos, como observamos nos últimos anos. Também é possível ver que muitos foliões preferem a descontração dos blocos aos desfiles no sambódromo por conta das regras impostas pela competição entre as agremiações. No bloco o folião se diverte e brinca do seu jeito e ao seu estilo, sem convenções”, salienta o secretário, que marcou presença no Chupa Que É De Uva, Basta Vir E Se Divertir e Refogado do Sandi.
O primeiro bloco a ganhar as ruas foi o Chupa que é de uva, no sábado (22), que antecedeu o carnaval. Cerca de 5 mil pessoas coloriram as principais ruas do Parque do Colégio.
No bairro Almerinda Chaves, o novato Basta vir e se divertir também reuniu um grande número de pessoas em sua estreia, no último dia 23.
Abertura
Abrindo oficialmente o carnaval de Jundiaí, o tradicional Refogado do Sandi celebrou 20 anos de história e levou para as ruas do Centro de Jundiaí milhares de pessoas. Na saída do bloco, em frente ao Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, o prefeito Pedro Bigardi e a primeira-dama Margarete Geraldo Bigardi – que há 12 anos participam do Refogado – fizeram a entrega simbólica da chave da cidade à Corte da Alegria, dando início a Folia de Momo em Jundiaí.
O prefeito e a primeira-dama também prestigiaram, no sábado (1º) de carnaval, o bloco da Ponte Torta, que desfila pelas ruas do Vianelo. “Eu nasci e cresci neste bairro, faz parte da minha história. Fico muito feliz de participar desta festa”, destacou o prefeito. O bloco foi criado ano passado e em 2014 já atraiu muitos foliões do bairro e de toda a cidade.
Ainda no sábado de carnaval, o bloco Carne com queijo animou a avenida Samuel Martins, na Vila Progresso, com muito maracatu. Já o Bloco do Loki garantiu a diversão na quadra da escola de samba Cai-Cai.
Nesta segunda (3), é a vez do tradicional Continuamos na nossa alegrar as ruas da Ponte São João. A concentração acontece a partir das 15h no clube Estrela da Ponte. Para fechar, na terça-feira (4), o bloco Concentra mas não sai, promete muita animação a partir das 14h, no bar Natura (Vianelo).
Viviane Rodrigues
Foto: paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original